Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Desfiles cívicos são atração neste feriado na Grande Florianópolis e Litoral Norte

Escolas, bandas marciais, grupos de escoteiros e sociedade civil estarão presentes

Brunela Maria
Biguaçu
06/09/2017 às 18H49

O município de Biguaçu será o único da região da Grande Florianópolis, além da Capital, a realizar o desfile cívico, nesta quinta-feira (7), em homenagem à Independência do Brasil. O evento acontecerá na avenida Marcondes de Mattos, via que faz a ligação dos bairros Centro e Praia João Rosa. O tema será "As Invenções dos Séculos".

Cidades como Governador Celso Ramos (foto) e Palhoça, optaram por antecipar os desfiles - Divulgação/PMGCR
Cidades como Governador Celso Ramos (foto) e Palhoça, optaram por antecipar os desfiles - Divulgação/PMGCR


Os participantes se concentrarão na Rua Leopoldo Freiberger e o desfile iniciará a partir das 9h, dividido em quatro blocos, com a apresentação da banda musical do grupo dos Adolescentes que Amam a Deus, da Igreja Assembleia de Deus. A abertura ocorre com o 24º Batalhão de Polícia Militar de Biguaçu, Apae e Melhor Idade, seguida pelos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e por fim os Escoteiros e atletas do município.

As cidades de Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara e Palhoça, já realizaram antecipadamente os desfiles. O município de São José, que há anos não realiza o desfile, concentra as homenagens nas escolas.

Em Tijucas, a partir das 8h,  a Sociedade Musical União Tijuquense será a primeira a entrar na avenida Coronel Buchelle, seguida pela Apae , 3º Idade e Centros de Educação Infantil e Pré-escolares. Após as 12 escolas se apresentarem, desfilarão os integrantes da Academia Tijuquense de Letras, Adec, Cras, Projeto Banda Marcial, Hapkido eDesbravadores Pérolas do Vale.

Em São João Batista, haverá uma apresentação da Banda de Percussão do Município, que participa de dois momento cívicos. O Coordenador de Cultura, Juventude, Políticas Raciais e Diversidades, Jerry Andriani Laurindo, descreve que a partir das 7h15, o grupo faz uma "alvorada" na Praça Walter Vicente Gomes (em frente à Prefeitura) e posteriormente seguem à Tijucas, onde participam do desfile. “Convidamos a todos para prestigiarem. Agradecemos aos alunos, pais e profissionais envolvidos no projeto”, salienta. 

A cidade de Nova Trento promove em alusão ao Dia da Independência do Brasil, a ‘Mostra Pedagógica – Independência do Brasil - Pátria que Educa’, em substituição ao desfile cívico. O evento reunirá estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino e também da Rede Pública Estadual do município e contará com projetos de caráter pedagógico a serem apresentados pelos próprios alunos. Os trabalhos são frutos da produção desenvolvida pelos alunos e professores em sala de aula. A programação ocorre no Salão Paroquial São Virgílio, no Centro a partir das 8h30. 

Litoral Norte

Na cidade de Porto Belo, o desfile acontecerá também no bairro Vila Nova, com início às 13h30. Alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino desfilarão ao longo da Avenida Francisco Severiano dos Santos, que passa em frente ao Palco das Artes. Este ano, o desfile contará com a participação das secretarias municipais e entidades do Município, além dos alunos dos Núcleos de Desenvolvimento Infantil, que não participavam dos desfiles. De acordo com a secretária de Educação,  Rosane Grauppe, o desfile cívico é uma manifestação tradicional no Município de Porto Belo."Teremos um número grande de participantes e teremos colaboradores orientando e organizando o evento durante o trajeto a ser realizado. Um mapa já foi enviado às escolas e entidades participantes para que possam entender melhor o percurso. Sem dúvidas tudo está sendo feito para que possamos ter uma manifestação modelo, de amor a nossa Pátria", destaca.

Itapema também promove o desfile cívico, mas nesse ano, ao contrário dos anteriores, o evento acontece na Avenida Nereu Ramos, no Bairro Meia Praia, a partir das 13h30. O cronograma e a logística do desfile envolve escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular e também contará com a presença das autoridades municipais e das organizações, entidades e associações sem fins lucrativos.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade