Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Desfile na Nego Quirido marca feriado de 7 de Setembro em Florianópolis

Governador Eduardo Pinho Moreira e prefeito Gean Loureiro acompanharam o evento, que contou com cerca de 10 mil pessoas

Redação ND
Florianópolis
07/09/2018 às 13H52

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que em 2018 marca os 196 anos da Independência do Brasil, foi realizado na passarela Nego Quirido, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira. Estiveram presentes o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), o prefeito Gean Loureiro (MDB), o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, entre outras autoridades. Conforme a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas acompanharam a celebração.

A chegada do fogo simbólico da Pátria, conduzido pela atleta de ginástica rítmica do IEE (Instituto Estadual de Educação), Iasmin Gabrielle Jorge, foi acompanhada por militares das forças armadas e das forças auxiliares, na abertura do desfile.

Chegada do fogo simbólico da Pátria foi conduzida pela atleta de ginástica rítmica do IEE (Instituto Estadual de Educação), Iasmin Gabrielle Jorge, com presença de autoridades - Ascom/Divulgação
Chegada do fogo simbólico da Pátria foi conduzida pela atleta de ginástica rítmica do IEE (Instituto Estadual de Educação), Iasmin Gabrielle Jorge, com presença de autoridades - Ascom/Divulgação


“O dia 7 de Setembro é uma data histórica. O que vimos hoje aqui foi um sentimento de amor à Pátria, de nacionalismo, com a participação da população de forma expressiva. Eu não tenho dúvida de que o Brasil tem um belo caminho através da ordem e disciplina de seu povo”, disse o governador, que estava acompanhado da primeira-dama, Nicole Torret Rocha Moreira.

O desfile começou com cerca de 1,5 mil alunos de sete escolas da rede pública da Grande Florianópolis. Em seguida, foi a vez do desfile das Forças de Segurança - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal - e das Forças Armadas - Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira -, além de outras entidades que realizam atividades de cunho social. As instituições com seus grupamentos apresentaram como exercem as funções diárias, mostraram os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas e as viaturas.

O desfile motorizado apresentou as viaturas militares e das forças de segurança, além de veículos antigos do “Veteran Car Club”. O da cavalaria da PM encerrou o evento. Também foram promovidas solenidades cívicas em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.

A moradora de São José Cristina Martins levou o filho Lucas, de 8 anos, para ver pela primeira vez o desfile de 7 de Setembro. “Fiz questão de trazer o meu filho para cultivar o valor ao patriotismo e a nossa bandeira”, afirmou Cristina. “Quando crescer quero ser policial e desfilar aqui no 7 de Setembro”, declarou Lucas.

O evento foi organizado por parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis, liga da Defesa Nacional, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e organizações militares.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade