Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Desfile do Dia da Independência terá mudanças no trânsito de Florianópolis

Feriado no meio da semana interrompe também a prestação de serviços públicos na Capital

Alessandra Oliveira
Florianópolis
04/09/2016 às 17H09
Estudantes do Colégio Militar ensaiam para desfile de quarta-feira - Flávio Tin/ND
Estudantes do Colégio Militar ensaiam para desfile de quarta-feira - Flávio Tin/ND



O desfile cívico do Dia da Independência do Brasil será realizado na quarta-feira (7), na passarela do Samba Nego Quirido, em Florianópolis Os portões do espaço serão abertos ao público às 7h. O evento começa às 9h e o término está previsto para 11h30. A avenida Gustavo Richard será fechada e o trânsito da via será desviado para as avenidas Beira-Mar Norte, Paulo Fontes e Hercílio Luz entre as 6h e as 14h.  Os serviços públicos em sua maioria retomam as atividades na quinta-feira (8).

O desvio da avenida Gustavo Richard será realizado e monitorado pela Guarda Municipal de Florianópolis. Durante o período, a via será utilizada para concentração e dispersão dos grupos que desfilarão na Nego Quirido. A orientação aos motoristas no túnel Antonieta de Barros, sentido bairro-centro, será coordenada pelo CPMR (Comando de Policiamento Militar Rodoviário), responsável pelas SCs. A princípio, essa será a única alteração no trânsito da cidade, segundo o comandante da Guarda Municipal, Alex Silveira.

O desfile cívico será coordenado pela Polícia Militar de Santa Catarina. O evento terá a tradicional participação das Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica. Grupo de escoteiros, Desbravadores, Ex-combatentes e 1.450 crianças, de seis escolas da Capital também desfilarão na passarela do samba. De acordo com o organizador do evento, o major da PM José Eduardo Vieira, mais de 3 mil pessoas devem desfilar na Capital, no evento que comemora o dia em que o Príncipe Regente do Brasil,  Dom Pedro I, declarou a independência do país, que até o dia 7 de setembro de 1822, pertencia a Portugal.

Dentre os pelotões que ocuparão o sambódromo, estarão os 417 alunos do colégio Militar da Capital. Os ensaios da marcha foram intensificados durante a semana e serão retomados hoje.  (segunda 5) Além de 17 anos, as estudantes do 3º ano do Ensino Médio,  Jéssica dos Santos, Grazielly Pires e Laís Fontoura têm em comum as melhores notas do “terceirão”. Pelo bom desempenho, as jovens terão a honra de conduzir as bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e da Polícia Militar catarinense. À frente do pelotão, durante um dos ensaios, elas batiam firme o pé direito o chão, seguindo o som do bumbo. “A cadência é importante para deslocamento da tropa. Marchar é uma prática milenar que eleva a moral dos soldados”, destaca o monitor subtenente Pawilick.

Serviços disponíveis no feriado na Capital e região

Coleta de lixo: não haverá

Ônibus: Operam com horário de domingo, com viagens extras de acordo com a demanda.
Escolas e creches: Fecham

UPA Norte e Sul: Abertas 24h.

Bancos: Fecham

Comércio: Fecha

Supermercados: Abertura facultativa de acordo com a Convenção Coletiva em vigor

Shopping’s:

Floripa: Praça de alimentação aberta das 11h às 20h- Lojas das 14h às 20h.

Iguatemi: Alimentação e lazer das 11h às 22h. Demais operações das 14h às 20h

Beiramar Shopping: Lojas das 14h às 20 h. Praça de alimentação das 11h às 22h.

Itaguaçu: Horário normal das 10h às 22h.

Continente Park: Lojas das 14h às 20h. Praça de alimentação das 11h às 22h.

Via Catarina: Praça de alimentação, lazer e serviços das 11h às 2h.Lojas das 14hàs 20h

Desfiles na Região da Grande Florianópolis

Biguaçu: O desfile será realizado a partir das 9h, na avenida Esmeraldino Prazeres (antiga PC 3), no bairro Fundos. Mais de 30 instituições de ensino, comunitárias e militares participarão do evento.

São José: Não haverá desfile oficial. Eventos serão realizados nas escolas, nos bairros.

Palhoça: Evento foi realizado ontem.

 

 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade