Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Desafio Sustentável: campeã do projeto que movimentou milhares de alunos em SC é premiada

Projeto envolveu 1.209 alunos de escolas públicas e particulares do Estado, com missões relacionadas ao meio ambiente

Redação ND
Florianópolis
13/07/2017 às 20H31

Contribuir para a conscientização ambiental nas unidades de ensino. Este foi o objetivo do Desafio Sustentável, projeto da Revista Its que movimentou 1.209 alunos de escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Nesta quinta-feira (13), a Escola Professora Eladir Skibinski, de Joinville, foi consagrada como grande campeã em evento na sede do Grupo RIC, em Florianópolis.

Escola Professora Eladir Skibinski, de Joinville, foi consagrada como grande campeã - Divulgação
Escola Professora Eladir Skibinski, de Joinville, foi consagrada como grande campeã - Divulgação


Para o professor André Linhares Medeiros, da escola vencedora, o Desafio Sustentável representa na consciência de cada aluno o cuidado que devemos ter com a água. “Eles passaram a ter uma visão diferente da conscientização ambiental do que tinham. Eles não reconheciam a realidade da cidade deles e nem a problemática: o abastecimento de água e os rios contaminados. A pesquisa que eles realizaram ajudou muito nesta criação de consciência”, disse.

Nesta quinta, os alunos conheceram a estrutura do Grupo RIC e participaram de palestras. O grande momento foi a entrega do troféu. “Levar para nossos estudantes a importância da educação ambiental é um grande trabalho, programas como esse valorizam o ensino e ajudam a formar bons profissionais”, afirmou Alexandre Waltrick, presidente da Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Na gincana, os alunos conheceram e colocaram em prática medidas importantes para conservação dos rios de cada região e para a redução da degradação dos recursos hídricos. “Ficamos surpreendidos pela criatividade e pelo engajamento das escolas, a forma que alunos e professores se envolveram para trabalhar o tema da água foi muito proveitoso”, ressaltou Roberto Bertolin, diretor regional Florianópolis do Grupo RIC SC.

Presente nas atividades e conteúdos desenvolvidos nas escolas, a Revista Its é considerada a maior plataforma estudantil de Santa Catarina. Reconhecida por todo sistema de ensino catarinense, presente em mais de 1.300 escolas, com comunicação direta entre professores e alunos. O projeto Desafio Sustentável é uma realização da Revista Its com promoção do jornal Notícias do Dia, RICTV Record e apoio da Fatma.

As missões

A primeira missão dos alunos que participaram do Desafio Sustentável foi um mapeamento sobre a situação da água e bacia hidrográfica da cidade. Já a segunda missão propôs a identificação de ameaças aos recursos hídricos e a elaboração de planos para prevenção de danos. Na terceira e última missão os alunos criaram ações que motivaram a comunidade a respeito da sustentabilidade. Os trabalhos finalistas, submetidos a votação popular, podem ser acessados no site.

Para Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil, o projeto é importante “porque criamos agente de mudança com uma metodologia sustentável, consistente”. “Primeiro os alunos se apropriam do conteúdo, se apropriam do problema, analisam suas necessidades, suas ameaças, e depois se fortalecem como mobilizadores comunitários”, disse.

Parceria com a Fatma

O presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, destacou a parceria da fundação com o Grupo RIC, que apoia causas primordiais à vida. “Neste evento foi de forma especial. Estamos conscientizando jovens desta geração para que eles preparam a próxima geração. Foi muito bacana este evento, foi um sucesso. Esta geração não pode cometer os mesmos erros nossos, nem dos nossos pais e muito menos dos nossos avós”, afirmou.

O diretor regional Florianópolis do Grupo RIC SC, Roberto Bertolin, falou sobre a importância da realização do projeto na rede ensino, junto com a Fatma. “Conseguimos ter o engajamento de muitas escolas do Estado inteiro. Fomos surpreendidos pela qualidade dos trabalhos e pelo envolvimento dos alunos que tiveram dedicação durante este tempo de gincana. Estamos muito felizes com a presença desta escola de Joinville que foi a vencedora”, disse.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade