Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Deficientes visuais enfrentam dificuldades para prestar o concurso público do Detran/SC

O edital disponibiliza as provas apenas em braille, mas alguns cegos não têm domínio da linguagem e precisam de alternativas

Emanuelle Gomes
Florianópolis
Daniel Queiroz/ND
Vanessa e Jairo estudam para o concurso, mas não sabem se conseguirão fazer a prova

 

Jairo da Silva e Vanessa Tavares Wilke se inscreveram para o concurso público do Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito), que acontece neste domingo (31), mas possivelmente serão impedidos de realizar a prova. Os dois são deficientes visuais e concorrem pelas três vagas reservadas no cargo de técnico em atividade administrativa, entretanto a prova só é disponível em Braille. Sem domínio da linguagem, os dois pediram para que a prova fosse digitalizada ou oral, porém o pedido foi indeferido pelo IESES (Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul), organizador do concurso.

“Entramos com representatividade no Ministério Público do Estado, mas a ação foi julgada improcedente. O MP aconselhou que entrássemos com um mandado de segurança para a realização da prova, porém, para isso, precisamos de um advogado e não temos esse tipo de assessoria jurídica na associação. Conseguimos ajuda, mas não sabemos se vamos obter o mandado a tempo”, conta Silva, que é presidente da ACIC (Associação Catarinense de Integração dos Cegos).

Apesar de o edital garantir direitos individuais a qualquer pessoa com necessidades especiais, o diretor executivo do IESES e coordenador do concurso, Marcello Bonelli, afirma que um item exclui a possibilidade de um terceiro preencher o cartão de resposta para o candidato. “Para mudar o edital precisamos que eles entrem com um pedido que tenha argumentação jurídica, senão colocamos em risco o concurso para 12 mil inscritos. Não podemos privilegiar algumas pessoas”, explica.

Leia mais sobre acessibilidade dos deficientes visuais na edição desta quarta (27) do Notícias do Dia

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade