Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Defesa Civil emite alerta de fortes tempestades e risco de granizo em Santa Catarina

Previsão indica ventos acima de 60 km/h, mar agitado e condições favoráveis para ocorrência de tornado

Redação ND
Florianópolis
24/08/2018 às 12H49

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina reforçou o aviso emitido pela Epagri/Ciram sobre a possibilidade de fortes temporais com a passagem de uma frente fria pelo Estado. Desta forma, existe o risco de fortes tempestades com a possibilidade de granizo, ventos com rajadas acima de 60 km/h e mar agitado desde a madrugada desta sexta-feira (24). "Ressaltamos que o aviso não relata a ocorrência de um tornado, apenas que existem condições favoráveis para tempestades com este potencial", destacou o órgão.

Segundo o metereologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, o tempo deve permanecer instável na tarde desta sexta-feira, com períodos de céu encoberto e condições de pancadas de chuvas com raios, por vezes alternando entre tempestades e chuva moderada. Há risco de queda de granizo em todas as regiões do Estado devido à frente fria que passa pelo Sul do país.

Chuva em Florianópolis - Flávio Tin/ND
Tempo deve permanecer instável na tarde desta sexta-feira - Flávio Tin/ND


As rajadas fortes de vento sudoeste/sul chegam entre 50 e 70 km/h, causando agitação intensa no mar com ondas de 2,5m a 3,5m, em áreas afastadas da costa. A Epagri não descarta a possibilidade de ressaca. É desconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

A Defesa Civil recomenda que as pessoas se protejam em locais abrigados e distantes de janelas. Ao ar livre, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. No mar, deve-se proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. O órgão ainda chama a atenção para possíveis inudanções costeiras em áreas vulneráveis de edificações e infraestruturas.

No sábado (25), essa frente fria deve ir para o oceano, originando um ciclone extra tropical, junto ao litoral do Rio Grande do Sul. O tempo melhora um pouco na região da Grande Florianópolis e no Norte do Estado, no Vale e no Planalto Norte, devido ao avanço de uma massa de ar seco, frio, de origem polar de forte intensidade.

“A proximidade dos dois sistemas, o ciclone tropical e a massa de ar frio, umidade com frio intenso, deve manter o céu incoberto com chuvisco ao longo do sábado no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul”, explica Martins. “Isso pode resultar em chuva congelada nas regiões altas do Meio-Oeste, Oeste e no Planalto Sul”, completa.

No Planalto Sul nas áreas altas [acima de 1200m] como Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim, pode nevar no decorrer do sábado, se estendendo até o início da madrugada de domingo (26).

No domingo, a massa se estabelece e limpa todo o tempo, causando baixas intensas de temperatura ao amanhecer, com previsão de geada generalizada em todo o Estado. A temperatura deve ficar entre oito e 13 graus na Grande Florianópolis.

A segunda-feira (27) em Santa Catarina será ainda mais gelada, com possível recorde de temperatura mínima. No início da manhã nas regiões próximas ao litoral, a mínima pode chegar aos dois graus.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade