Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Crianças têm aula de francês em escola municipal no Campeche

Convênio com a Aliança Francesa e a Fundação Saint-Exupéry foi inspirado pela influência do aviador francês na região

Letícia Mathias
Florianópolis

A professora entra em sala e turma em coro diz: bonjour. Na hora da despedida, em vez do tchau ou adeus, agora os alunos falam au revoir. Há uma semana, os estudantes da escola municipal Eduardo Brigadeiro, no Campeche, têm aulas de francês, graças a um convênio com a Aliança Francesa e a Fundação Saint-Exupéry.

 

Rosane Lima/ND
escola do campeche aula de francês
Estudantes mostram as apostilas nas aulas de francês

 

O famoso “biquinho francês” para pronunciar as novas palavras corretamente intimida alguns, mas diverte outros. A sonoridade da língua estrangeira foi o que inicialmente mais chamou atenção dos estudantes - além de exigir muita concentração, rendeu risadas. Assim, brincando e com sede de conhecimento, as aulas têm sido produtivas. “É interessante que mesmo não conhecendo a língua, eles trazem dúvidas de casa, da família. Os pais estão instigando também e é uma provocação excelente para que eles continuem”, disse a professora Mirena dos Santos, que deu duas aulas para a turma. 

As aulas acontecem sempre às terças-feiras e são ministradas a 40 alunos, entre 10 e 12 anos, do sexto e sétimo ano, no contra-turno escolar. A escolha da escola beneficiada, no Campeche, foi consequência da influência do escritor e aviador Antoine Saint Exupéry na região. Segundo a representante da Fundação, Mônica Corrêa, o projeto também tem a intenção resgatar a memória dos antepassados na região do Campeche.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade