Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Creche de Palhoça suspende aulas após surto de impetigo

Prefeitura está desinfetando a unidade de ensino onde estudam 35 crianças

Beatriz Carrasco

As aulas no Centro de Educação Infantil Paulo Braulio Goulart, no bairro Furadinho, em Palhoça, foram suspensas nesta quarta-feira (20), após confirmação de um surto de impetigo, infecção bacteriana contagiosa que atinge a pele. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (25) para os 35 alunos da unidade de ensino.

Ao todo, oito crianças estariam com suspeita da doença, três delas levaram atestado médico. Segundo a prefeitura do município, após a confirmação do quinto caso, a Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas para a desinfecção da creche, que está sendo realizada nesta quarta. A Vigilância Sanitária também esteve no local. Na manhã desta quarta (20), a creche ainda recebeu a informação de um caso de catapora. A mãe da criança avisou à escola sobre o ocorrido.

A comunidade também reclama da falta de médicos no posto da comunidade. A prefeitura informou que um dos médicos pediu para sair em março e o outro comunicou na terça-feira (19) que não trabalharia mais no local, por isso os atendimentos foram prejudicados, mas o município garantiu que outro médico já foi deslocado para a unidade e deve começar o atendimento ainda nesta quarta-feira (20).

Ainda de acordo com a prefeitura, não estão em falta produtos de limpeza na escola, como havia denunciado a comunidade. Os pais teriam sido convocados apenas a buscar os lençóis individuais das crianças que ficam no local, para realizarem a higienização em casa. A administração municipal afirmou que as roupas de cama podem conter as bactérias, assim como brinquedos e outros objetos que as crianças têm contato constante.

A doença

O impetigo é uma doença contagiosa que atinge a pele e ocorre com mais frequência no verão, já que nessa época a temperatura propicia a proliferação dos organismos. As bactérias causadoras são o Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes, ou ambos. O contágio ocorre por meio do contato com as feridas causadas pela infecção, ou mesmo após o contato com objetos compartilhados.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade