Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Consultor da Disney apresenta técnicas para criar um negócio de sucesso

Especialista Mike Donnelly está em Florianópolis para palestrar na primeira edição do Marketing Mix, da ADVB-SC

Gustavo Bruning
Florianópolis
24/04/2017 às 20H45

Aos 52 anos, o americano Mike Donnelly não limitou à infância sua fascinação pela Disney. O especialista em relação com clientes e liderança em empresas, consultor do Disney Institute, está no Brasil pela primeira vez e ministrará palestra na inédita edição do Marketing Mix ADVB-SC. No evento, que será realizado nesta terça-feira (25), no CentroSul, em Florianópolis, Mike abordará a importância de aplicar técnicas para construir culturas corporativas bem-sucedidas.

Mike Donnelly começou a trabalhar nos parques da Disney aos 21 anos, como cast member - Marco Santiago/ND
Mike Donnelly começou a trabalhar nos parques da Disney aos 21 anos, como cast member - Marco Santiago/ND


A relação de Mike com a Disney, no entanto, não é de hoje e não se limita ao lado empresarial. Aos 21 anos, ele recebeu as tão sonhadas orelhas do Mickey e teve a primeira experiência como cast member, como são chamados os funcionários dos parques. “Depois da faculdade eu retornei à Disney, trabalhei no Jungle Cruise, na área de relação com visitantes, na Disney University, no casting, e na área de contratação”, conta Mike.

No programa Disney Style Customer Experience, o profissional oferecerá exemplos de situações aplicadas nos parques que aumentam a intenção de retorno dos clientes. “Todo processo de encantamento começa sempre dentro da organização”, afirma. Na palestra, Mike destaca as peculiaridades da “Disney magic”. “A magia da Disney se trata de criar felicidade para o visitante e para o cast member. Isso acontece quando se cria um entretenimento envolvente com o coração”, explica.

“O sucesso começa com os líderes atentos. Muitos visam o resultado econômico, mas é preciso iniciar tudo com uma boa liderança. [É preciso] promover as pessoas que estão se destacando e desempenhando um comportamento adequado”, completa Mike, que ministra palestra às 13h30.

Paineis completam Marketing Mix da ADVB-SC

O Marketing Mix ADVB-SC terá dois painéis, formados por presidentes e executivos de grandes empresas. O CEO do Peixe Urbano, Alex Tabor, e o diretor de Marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, participarão do painel “Produto e Preço”. Já o presidente do Boticário, Artur Grynbaum, e o diretor Comercial, Marketing e Inovação da Tigre, Luis Ferreira, estarão no painel “Promoção e Praça”.

“Sabemos que o ano de 2017 será de retomada, então queremos fazer este evento com grandes nomes para ajudar o mercado a se inspirar e qualificar para um segundo semestre de aquecimento econômico. Motivaremos empresas e profissionais a agirem e moverem seus mercados”, afirma o presidente da ADVB-SC, Daniel de Oliveira Silva.

O Marketing Mix ADVB-SC é destinado a profissionais de comunicação, marketing, vendas, publicidade, empresários, associados e estudantes que queiram conhecer os conceitos e estratégias do mercado nas áreas de marketing e vendas. Os ingressos estarão a venda no site do Ingresso Nacional. Mais informações no site marketingmixadvb.com.br

Entrevista com Mike Donnelly, consultor do Disney Institute 

Como empresas de pequeno e médio porte podem aplicar os métodos usados pela Disney no cotidiano próprio?

A chave é falar sobre a história da empresa. A Disney tem uma ótima história. Pequenas e médias empresas se esquecem de abordar as suas. Os líderes devem contar aos funcionários como a empresa começou, onde está atualmente e para onde vai. Quando as pessoas ouvirem, irão se conectar com isso. Não com o lado racional, mas com o lado emocional. Quando alguém se conecta à história da empresa com o coração, está mais disposto a fazer atividades como as que os cast members fazem, seja recolher o lixo ou engajar com os visitantes dos parques. Além disso, lembrar do passado é muito importante para que os funcionários percebam que estão envolvidos em algo maior do que eles mesmos. 

Qual o diferencial que um líder precisa ter para atrair seu time e mantê-lo seguindo esse método?

Energia é algo importante. Os líderes precisam ser energéticos e bastante atentos, todos os dias, com todos os cast members. Eles devem reforçar a mensagem de “segurança, cortesia, show e eficiência”, que são os princípios da herança e da cultura da Disney. O treinamento dos funcionários também é extremamente importante. Nós investimos muito dinheiro em recursos para preparar os cast members muito antes de eles chegarem ao local de trabalho. É fundamental, neste processo, que o líder desempenhe um bom comportamento observacional. 

De que forma o feedback dos clientes contribuiu para aprimorar a relação entre funcionários, líderes e clientes?

Na Disney, os cast members podem receber os Great Service Fanatic Cards dos visitantes, que apontam as qualidades do atendimento prestado. O visitante entrega esse cartão para o líder, que celebra essa conquista e conta histórias sobre essa recompensa. Quando os cast members são reconhecidos, ficam motivados a ter um comportamento ainda melhor. Não é um método caro ou complicado e pode ser aplicado nas menores empresas. 

Porque você acredita que a Disney se tornou um case de sucesso de marketing e é referência global no ramo do entretenimento?

Tudo começou com Walt, que era um contador de histórias e sabia que queria se conectar emocionalmente. Quando você assiste a um filme da Disney, geralmente há um momento emocionante em que você chora e se conecta ao personagem. É esse mesmo conceito que nós buscamos. Nós queremos que o visitante se sinta bem e feliz, mas queremos desenvolver uma conexão com o público.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade