Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Conheça o guru que ensina empreendedores de todo o país a gravarem vídeos para o Youtube

Morador de Palhoça, Michael Oliveira tem quase 220 mil seguidores na internet

Everton Palaoro
Palhoça
12/05/2018 às 15H00

“Olá, eu sou Michael Oliveira, especialista em vídeos para negócios”, diz o apresentador em uma mensagem publicada no Youtube, maior plataforma do segmento no mundo com mais de um bilhão de usuários. Assim ele se conecta com 217 mil seguidores. Aos 38 anos, Oliveira é expert em marketing digital e com linguagem simples e objetiva, consegue se conectar com o público e ensinar técnicas de roteiro, gravação, iluminação e edição de vídeos. Em nove anos de carreira, já vendeu cursos para 15 mil pessoas no Brasil e no exterior.

Técnicas de gravação, captação de áudio, edição e vendas são o trunfo para conseguir alunos - Marco Santiago/ND
Técnicas de gravação, captação de áudio, edição e vendas são o trunfo para conseguir alunos - Marco Santiago/ND


O trabalho na área começou em 2009 após ele deixar a sociedade de uma empresa de painéis de televisão em locais públicos. Ele buscou na internet meios de ganhar dinheiro. Encontrou um curso que ensinava a escrever livros e vender na internet usando estratégias de marketing. “Eu escrevi um livro que ensinava as pessoas a trocarem de carro sem perder dinheiro. Era uma ideia muito boa, mas não estava vendendo pela internet”, lembra. Para driblar o problema, Oliveira começou a gravar vídeos explicando os procedimentos para comprar sem ter prejuízo. “Isso deu um boom nas vendas. Percebi que os vídeos faziam vender mais”, relembrou.

Depois, começou a comprar iphones usados, gravar demonstrativos e vender no Mercado Livre. O negócio também era próspero, mas não gerava lucros em escala. “Aí eu pensei! Posso ensinar as pessoas a venderem pelo Mercado Livre. Então passei a estudar como melhorar as vendas pela internet. Sempre usando vídeos. Eles foram o diferencial”, avalia.

Michael Oliveira explica que com o crescimento da demanda por vídeos, muitas pessoas procuram em páginas da internet para aprender. Muitas delas esbarram na língua nessa busca. Boa parte das informações está em inglês. “Até 2016 estava focado em fazer as pessoas a vender na internet. Decidi que ia ensinar a fazer vídeos. O canal saiu dos 25 mil seguidores para 105 mil”, contou.
Embora as técnicas para vídeos sejam o diferencial, o aprendizado em marketing é o que impulsiona o negócio. É com as redes sociais e e-mail que ele faz a prospecção de novos clientes., quase sempre, gente querendo empreender e ganhar dinheiro com vendas online.

Palhoça como cenário

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, Michael Oliveira sobrevive apenas com o modelo de negócio desenvolvido. Ele grava as vídeo-aulas tendo o condomínio Pedra Branca, em Palhoça, como cenário. Em uma pequena sala em um dos prédios do local, ele montou um estúdio de gravação. A estrutura consiste em um cenário, equipamentos de iluminação, gravação de áudio e vídeo e um fundo preto. Nada comparado com grandes produtoras.

O negócio gera renda para Oliveira e pelo menos outras quatro pessoas. A produção é constante. A medida que os alunos se desenvolvem, a equipe precisa criar novos cursos.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade