Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação aprova 34 moções em prol do meio ambiente

Propostas incluem iniciativas de proteção e criação de parques

Redação ND
Florianópolis
02/08/2018 às 22H34

O último dia do 9º CBUC (Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação), realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Florianópolis, ficou reservado para um dos momentos mais esperados do evento. Os 1.200 congressistas estiveram reunidos na plenária principal para a votação de moções. Foram submetidas 43 moções para assinatura, propostas por instituições do país e diversas regiões do Brasil, das quais 34 seguiram para votação e foram aprovadas. Destas, cinco são para áreas catarinenses. O número é maior que o da última edição do congresso, em 2015, na cidade de Curitiba (PR), quando 27 moções foram aprovadas.

As moções de Santa Catarina são: criação do Parque Nacional do Campo dos Padres (região de Urubici); criação dos Refúgios de Vida Silvestre do Rio Pelotas (região de Aparados da Serra e Campos de Cima da Serra) e do Rio da Prata (região do Alto Vale do Itajaí); integridade e aprovação imediata do Plano de Manejo do Parque Nacional de São Joaquim; e criação de Mosaico de Unidades de Conservação costeiras e marinhas no entorno da Ilha de Santa Catarina.

Entre as moções nacionais estão: lei de proteção aos cavalos-marinhos, espécie sensível e ameaçada; apoio ao projeto de lei de incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural; e regulação da profissão de guarda-parques, cuja data mundial foi 31 de julho. Agora, o Comitê de Organização das Moções do 9º CBUC fará o encaminhamento e acompanhamento de cada uma junto aos órgãos responsáveis.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade