Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Comitiva brasileira vai a Copenhague buscar referências urbanísticas para Florianópolis

Missão reúne o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e o diretor do IPUF, Michel Mittmann; Grupo RIC também foi à Dinamarca acompanhar a iniciativa

Rodrigo Cardozo
Florianópolis
17/08/2018 às 19H58

Copenhague é exemplo de Urbanismo e qualidade de vida - Giselle Garcia/Agência Brasil
Copenhague é exemplo de Urbanismo e qualidade de vida - Giselle Garcia/Agência Brasil

Escolhida três vezes como a cidade mais habitável do planeta. Eleita em 2014 a Capital Verde Europeia e a cidade mais sustentável da Europa. Títulos e reconhecimento não faltam para esta metrópole de quase 2 milhões de habitantes, se for considerada a região metropolitana. Esta é Copenhague, a capital da Dinamarca, um exemplo mundial em matéria de urbanismo e sustentabilidade.

Uma rápida caminhada pelas ruas da cidade é suficiente para constatar o primeiro fato importante sobre Copenhague: a cidade é voltada para as pessoas. O conceito que revolucionou a cidade veio ao longo de décadas de planejamento, e de uma importante mudança de foco no que diz respeito à forma como as pessoas se movem e usufruem do espaço urbano. Em Copenhague, as pessoas são a prioridade, em detrimento do carro.

Na Capital dinamarquesa, mais da metade dos deslocamentos é feita de bicicleta. São mais de 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Para efeito de comparação, Florianópolis tem 43 quilômetros de vias ciclísticas. Quando o assunto é sustentabilidade, Copenhague também tem o que mostrar. A cidade vai se tornar neutra em emissão de carbono até 2025. Rios foram despoluídos, praticamente todo o lixo é incinerado ou reciclado e utilizado para a geração de energia.

É parte de tudo isso que a Missão Brasileira veio conferir de perto. Capitaneada pelo Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), e pelo Movimento Floripa Sustentável, a comitiva vai percorrer, nos próximos cinco dias, pontos turísticos de Copenhague, conhecer as políticas públicas implementadas ao longo de décadas, e como a cidade vem conseguindo resolver os problemas como foco nas pessoas. Tudo com o objetivo de replicar parte dessas iniciativas em Florianópolis e em outras cidades brasileiras. O Grupo RIC vai acompanhar essa missão, com reportagens no Jornal Notícias do Dia, no Portal ND Online e na RICTV Record.

Publicidade

10 Comentários

Publicidade
Publicidade