Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Começa no sábado a campanha de vacinação contra a poliomielite

46.162 crianças deverão ser imunizadas em Santa Catarina

Saraga Schiestl
Florianópolis

Pais e responsáveis por crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos têm um compromisso neste sábado (8). O dia será reservado em todos os postos de saúde da Grande Florianópolis para a imunização dos pequenos contra a poliomielite, doença erradicada desde 1990 no Brasil. As unidades estarão abertas das 8h às 17h sem fechar para o almoço. A campanha continua em todo Brasil até o dia 21 de junho.

 

Foto Janine Turco/Arquivo/ND
Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos deverão ser imunizadas

 

A expectativa das secretarias de saúde de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça é vacinar 46.162 crianças durante a campanha. O objetivo é proteger 95% das crianças na faixa etária em cada município, conforme as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. Para facilitar o acesso à vacina, as prefeituras da região organizaram postos volantes de imunização. Durante o período da campanha, creches, escolas, supermercados e shoppings serão transformados em pontos de vacina. Apenas em Palhoça os pais só terão os postos como opção para levar os filhos.

Não há restrições para que se tome a dose, porém, a administração deve ser evitada caso a criança tenha infecção aguda com febre acima de 38°C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina. Crianças que apresentaram reações anormais à vacina em outras campanhas também não devem recebê-la.

O grande objetivo da campanha é manter a cobertura alta da vacina, para impedir que a doença seja reintroduzida no Brasil, risco que existe por causa da possibilidade de importação de casos de países que ainda não erradicaram a doença. Os pais devem aproveitar a ida ao posto de saúde para atualizar a carteirinha de vacinação dos pequenos.

Expectativa de imunização:

Florianópolis: 21.184 crianças

São José: 12.086

Palhoça: 9.201

Biguaçu: 3.691

Santa Catarina: 381.645

Serviço

O que: Campanha contra a poliomielite

Quando: 8 de junho (Dia D) até 21 de junho

Horário do dia D: 8h às 17h em todos os postos de saúde

Quem pode ser imunizado: crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos durante a campanha.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade