Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Comcap garante frota mínima de caminhões por turno de trabalho

Aumento do número de caminhões e pagamento das horas extras aos funcionários foram negociados com a PMF após a greve da última semana

Redação ND
Florianópolis
06/02/2018 às 17H53

Funcionários da Comcap — autarquia responsável pela coleta de lixo em Florianópolis — conseguiram negociar com a prefeitura o pagamento de horas extras e o aumento da frota de caminhões por turno após a greve da última semana. Na manhã desta terça-feira (6), o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) verificou que 30 caminhões estão disponíveis para realizar o serviço na Capital. As horas a mais trabalhadas em dezembro e janeiro também foram pagas.

Com taxa de lixo, Comcap arrecada R$ 60 milhões por ano, valor que não cobre os custos do sistema - Flávio Tin/ ND
Depois da greve, 12 caminhões foram adicionados a frota - Flávio Tin/ ND


Segundo o sindicato, a falta de veículos para realizar as coletas acarretava em horas extras, pois os funcionários precisavam esperar o retorno dos caminhões para poderem trabalhar. Outro agravante são os congestionamentos devido ao aumento do movimento na cidade, que retardam a volta das equipes que estão na rua. Antes da greve, a Comcap contava com apenas 18 veículos, seis a menos que o mínimo necessário apontado pelos servidores da autarquia.

Desde a quinta-feira (1º), a autarquia está depositando os valores referentes ao pagamento das horas extras dos últimos dois meses. Fora algumas divergências, que serão apuradas pela Comcap, a maioria dos funcionários já recebeu o que foi acordado e está trabalhando normalmente.

Apesar destas conquistas, o Sintrasen explicou que existem outros problemas que precisam de atenção, como a construção de novos espaços para o armazenamento de lixo em outros pontos da Ilha. Atualmente, o material coletado é transportado até o Lixão do Itacorubi. Nesta quarta-feira, os funcionários da Comcap participarão de um conselho deliberativo para discutirem suas demandas.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade