Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Com programação extensa na Capital, Semana Municipal do Livro Infantil começa quinta-feira

Entre as atrações estão contações de histórias, lançamentos de livros, apresentações teatrais, ciclo de cinema infantil, participação de autores vindos de Portugal e oficina de cartonagem

Redação ND
Florianópolis
09/04/2018 às 15H43

A 9ª Semana Municipal do Livro Infantil tem início nesta quinta-feira (12) em Florianópolis. A programação, que vai até dia 18, inclui contações de histórias, lançamentos de livros, apresentações teatrais, ciclo de cinema infantil, fórum de bibliotecas escolares, participação de autores vindos de Portugal e oficina de cartonagem.

A abertura ocorre em dois locais. De manhã, às 9h30, a cerimônia acontece no NEI (Núcleo de Educação Infantil) Gentil Mathias da Silva, nos Ingleses. No período da tarde, às 14h30, será na Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras. Nas unidades haverá contações de histórias para a criançada.

9ª Semana Municipal do Livro Infantil tem início nesta quinta-feira (12) com programação em Florianópolis - PMF/Divulgação
9ª Semana Municipal do Livro Infantil tem início nesta quinta-feira (12) com programação em Florianópolis - PMF/Divulgação


A Semana foi instituída em 2010 pela lei municipal 8.125, para ser realizada no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato. A promoção é da Prefeitura da Capital, por intermédio da Secretaria de Educação, com apoio de instituições públicas e privadas.

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira destaca que a semana é uma ação coletiva de estímulo à leitura, de valorização do livro como um meio prazeroso de formação. “Este ano temos novidades, com o objetivo de fortalecer ainda mais o evento”, disse.

Para Waleska De Franceschi, coordenadora geral, a Semana visa fortalecer a construção de um público cada vez maior de leitores. “Com mais gente lendo, teremos mais gente cidadã, culta e de espírito crítico”, destacou.

Atrações

Entre as atrações ocorre, no dia 16, uma oficina de cartonagem, que é a confecção de produtos de cartão ou papelão, com a criação de capas de livros, na Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito. A atividade será desenvolvida em dois horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Ainda na segunda, às 8h30, o auditório do Centro de Educação Continuada da SME será palco de uma roda de conversa sobre literatura e artes com a participação do autor português Valter Peres.

Na quarta-feira, dia 18, das 14h às 17h30, no auditório da Faed (Faculdade de Educação), na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), será realizado o ciclo de cinema “Infância em tela”. Serão exibidos os filmes “Só dez por cento é mentira”, sobre a vida e obra de Manoel de Barros, com direção de Pedro Cesar, e “Meu amigo Nietzsche”, dirigido por Fáuston da Silva. Após a mostra, haverá um debate com Fernanda Gonçalves, mestre em Educação pela UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise).

Também na quarta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, no auditório do CEC, ocorrerá o IX Fórum de Bibliotecas Escolares. As inscrições podem ser feitas pelo site da Associação Catarinense de Bibliotecários.

Várias contações de histórias com autores portugueses serão realizadas durante a Semana Municipal do Livro Infantil, no Largo da Alfândega. No dia 17, terça-feira, às 9h, e no dia 18, às 14h30 e às 17h30, Valter Peres ficará encarregado de estimular a imaginação do público.

Lançamento de livro

Ainda no dia 17, às 14h, será realizado o lançamento do livro “Tomaz com Z – a história de uma vida feliz”, da autora Teresa Viveiros. No dia 19, quinta-feira, às 14h30 e às 15h30, a autora volta ao Largo da Alfândega para uma contação de histórias.

A obra é baseada na vida de Tomaz Borba Vieira, um professor, pintor e escritor português. O leitor pode conhecer não apenas sua carreira artística, como também aspetos relacionados à pedagogia e à cidadania.

Teresa Viveiros é licenciada em Ciências da Educação e tem pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Universidade de Coimbra. Possui mestrado em Museologia, Desenvolvimento e Patrimônio pela Universidade dos Açores.

Histórias, teatro e diversão

No dia 13, às 9h e às 14h, haverá contações de histórias na Biblioteca Central da SME, no CEC. No mesmo dia, na Biblioteca Barreiros Filho, das 14h30 às 16h, ocorre o projeto Piquenique Literário, com histórias, lanches e brincadeiras.

No domingo, dia 15, das 11h30 às 12h30, será realizada uma apresentação teatral com o grupo Circus Fever, na sala de cinema do Shopping Iguatemi. Outro espetáculo acontecerá no dia 17, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina. “Histórias que saem da mala: João esperto leva o presente certo”, de Valdir Dutra, será apresentado às 15h.

No SESC da Prainha, às 9h30 e às 16h30 da quarta-feira, dia 18, será realizada a “Folia dos livros”, um troca-troca de obras entre os presentes no local. No mesmo dia, às 14h, na Biblioteca Barreiros Filho, acontecerá o Sarau Catarina: um dia com Lobato, que conta a história do escritor.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade