Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Com chance de neve durante o fim de semana, turistas lotam pousadas e hotéis da serra catarinense

Em Urupema e Urubici a ocupação dos leitos está em 80%

Viviane de Gênova
Florianópolis

Foi só a meteorologia apontar uma chance - ainda que pequena - de nevar durante o final de semana que aumentou significativamente a procura por hospedagens nas cidades da Serra catarinense. Em Urupema e Urubici, por exemplo, mais de 80% dos quartos disponíveis estão ocupados. E a previsão é para que esse índice alcance os 100% de lotação.

Divulgação/Prefeitura de Urubici/Arquivo/ND
Turistas esperam ver a neve durante o fim de semana

 

A secretária de Turismo de Urupema, Mafalda Aparecida Pagani, comemora as reservas na cidade. “As vagas de todos os 286 leitos disponíveis estão praticamente esgotadas. Isso inclui os hotéis e as pousadas, na cidade e na área rural, além das chamadas alternativas, que são casas disponibilizadas pelos moradores para atender os turistas. Quem quiser ficar aqui, tem que se apressar em reservar”, alerta.

De acordo com ela, o período de maior procura costuma ser em julho, porque coincide com as férias escolares. “Tem bastante gente ligando e perguntando se vai ter neve no final de semana. Mas, independente disso, os turistas querem curtir mesmo é o frio”, comenta.

Em Urubici, a procura para o período também é intensa e a lotação dos mais de 1.800 leitos disponíveis já está quase que esgotada para o final de semana. Conforme o presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense, Sérgio José de Lima, na última semana de julho do ano passado, mais de 27 mil turistas passaram pela cidade para a ver a neve cair e, se o fenômeno acontecer de novo, é possível que o número se repita.

"A quantidade de turistas que veio a Urubici é mais que a nossa população, de 10.700 pessoas. Muita gente já está ligando perguntando de neve de novo neste ano. A ocupação nas pousadas e hotéis está quase que em sua totalidade”, afirmou Lima.

 

Possibilidade de neve se confirma, mas ainda é pequena

Embora ainda pequena, a possibilidade de neve na região da Serra foi confirmada pelo Climaterra. “A chance é pouca, mas ela existe. É difícil falar onde pode nevar, mas as baixadas são os locais mais propícios a ter esse fenômeno”, diz Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo.

Para que haja neve, as nuvens sobre a região têm que apresentar temperaturas abaixo de zero. A coloração e outras características bem específicas também podem indicar essa possibilidade, mas somente os conhecedores das condições climáticas são capazes de observá-las. Portanto, uma pessoa leiga não consegue descobrir se há chance de nevar ou não. É necessário confiar na previsão,

O interior de Urupema, São Joaquim e Urubici, são as cidades cidades que poderão apresentar esse fenômeno no final de semana. “No sábado, as temperaturas na Serra vão ficar entre 0°C, ou uma pequena negativa, e 7°C, mas teremos muito vento. A sensação térmica pode ser de -10°C com as rajadas fortes, que poderão chegar até a 60km/h. Nos cumes dos morros, vão até 80km/h”, alerta Coutinho. Segundo ele, quem quiser ver a neve, vai ter que acordar bem cedo, já que as chances são maiores no comecinho da manhã.

Já no domingo, segundo ele, há bastante possibilidade de geada. As temperaturas tendem a ficar entre -2°C e -4°C, a mínima, e 13°C, a máxima, com a diferença de que não haverá mais o vento forte. “Julho deverá ser predominantemente frio, bem típico do mês, o que é bom e aquece o turismo na região”, conclui. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade