Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Chuva provoca deslizamentos e causa transtornos no Vale do Itajaí

Defesa Civil está em alerta por conta do temporal que atingiu a região causando prejuízos em Blumenau e Brusque

Redação ND, com informações da RICTV Blumenau
Florianópolis (SC)
17/01/2018 às 09H54

A chuva registrada na tarde desta terça-feira (16) no Vale do Itajaí, principalmente nas cidades de Blumenau e Brusque, causou alagamentos e transtornos. Segundo a Defesa Civil até o momento não há registros de feridos. A Defesa Civil emitiu um alerta de chuva intensa para a região, para o Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Em Blumenau, dezenas de casas e comércios foram atingidos com alagamentos. Na cidade, choveu uma média de 90 milímetros. Vários pontos de alagamentos surgiram nas ruas e avenidas da cidade por conta do volume de água que o sistema de drenagem não conseguiu dar vazão.

O Corpo de Bombeiros chegou a atender uma família que ficou presa em um carro que foi tomado pela enxurrada. Também consta o risco de deslizamentos de terra na região do Centro, Fortaleza, Velha, Vila Nova, Garcia, Badenfurt e Itoupavas.

Chuva alagou ruas e avenidas de Blumenau - Mauricio Cattani/ RICTV Blumanau
Chuva alagou ruas e avenidas de Blumenau - Mauricio Cattani/ RICTV Blumenau


Segundo o Samae o tratamento de água da ETA 2, localizada na Rua Bahia, precisou ser interrompido. A parada na estação foi necessária para realizar a limpeza das cisternas que foram inundadas. O trabalho de limpeza e retirada de água já foi iniciado e tem previsão de ser concluído ao longo da madrugada desta quarta-feira (17). Devido aos trabalhos, algumas regiões podem sofrer com desabastecimento de água, que deve ser normalizado ao longo da quarta.

Temporal causou transtornos em Blumenau - Mauricio Cattani/ RICTV Blumanau
Temporal causou transtornos em Blumenau - Mauricio Cattani/ RICTV Blumenau

 

Em Brusque, também foram registrados transtornos causados pelo temporal, como falta de energia e casos de alagamentos nos bairros Steffen, Estepe, Bateias, São Pedro, Santa Terezinha, São Luiz, Cerâmica.

O asfalto de dezenas de ruas foi arrancado pelo volume de água. Até as 21h, o Corpo de Bombeiros recebeu ocorrências de 11 deslizamentos, duas quedas de muros e cinco alagamentos. O bairro com maior volume de precipitação de água foi o São Pedro com 96 milímetros nas últimas horas.

De acordo com informações dos bombeiros, uma família foi removida da casa que foi atingida por um deslizamento. Desde o início da chuva, a Defesa Civil da cidade registrou pelo menos 22 ocorrências ligadas a transtornos e estragos causados pela chuva.

Na BR-470 o trânsito também ficou lento com a formação uma lâmina de água na rodovia próximo ao trevo do Celeiro do Vale. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o fluxo de veículos segue, e por conta da chuva os motoristas acabam reduzindo a velocidade para evitar acidente, já que a pista fica escorregadia e a visibilidade diminui.

Temporal causou destruição em Brusque - Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Temporal causou destruição em Brusque - Corpo de Bombeiros/ Divulgação


Dados acumulados significativos das últimas 3 horas

Gaspar - 95mm

Blumenau - 90mm

Botuverá - 63mm

Presidente Nereu - 58mm

Jaraguá do Sul - 40mm

Xaxim - 38mm

Fonte: CEMADEN

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade