Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Chegada de Primavera traz esperança de chuva para amenizar estiagem prolongada em SC

Com temperatura máxima de 28ºC, confira a previsão do tempo para Florianópolis até segunda-feira

Gustavo Bruning
Florianópolis
21/09/2017 às 21H29

A chegada da estação das flores vem com a esperança de chuva. Após semanas de tempo seco e quente no Estado, a primavera, que começa nesta sexta-feira (21) deve ser de calor – ao menos é o que garante a previsão da Epagri/Ciram. “A primavera em Santa Catarina tem características bem definidas. Normalmente temos uma precipitação acima da média histórica em relação aos outros períodos”, afirma o meteorologista Clóvis Corrêa. “Este ano estamos com condições totalmente atípicas, com o tempo seco na primeira quinzena de setembro”, garante.

O começo da primavera deve ser quente e seco em Santa Catarina - Daniel Queiroz/ND
O começo da primavera deve ser quente e seco em Santa Catarina - Daniel Queiroz/ND


Quem pretende celebrar a chegada da primavera desfrutando de atividades ao ar livre pode comemorar. Conforme Corrêa, as condições de tempo aberto, presentes em Santa Catarina nas últimas semanas, permanecerão no começo da nova estação. “Não teremos mudanças de tempo muito significativas. Temos chuva no sábado (23), mas ela será fraca. E a frente fria que vai causar essa chuva logo desviará para o oceano”, afirma.

A nova estação deve trazer temperaturas acima da média climatológica de Santa Catarina. O frio diminui gradativamente ao longo das próximas semanas e, a partir de outubro, devem ser registrados períodos mais aquecidos.

A previsão, explica Corrêa, também inclui a chance de ciclones extratropicais e ressacas. Habitualmente, a incidência de temporais com granizo e ventania aumenta em Santa Catarina durante a primavera, especialmente no Oeste e no Vale do Itajaí. Essas condições podem resultar em acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, assim como períodos de estiagem.

Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, devido à passagem de frentes frias, influências de sistemas de baixa pressão e SCM (Sistemas Convectivos de Mesoescala). Em Florianópolis, conforme o meteorologista, a tendência é que as chuvas se intensifiquem no próximo mês. “Geralmente a época mais chuvosa ocorre em outubro, e a partir da segunda quinzena de novembro vivemos um período mais seco, uma pequena estiagem”, afirma.

Corrêa alerta também para o risco de queimadas, intensificado com a seca pela qual Santa Catarina passa. “Pode acontecer a qualquer momento, em vários locais do Estado, principalmente do Oeste ao Planalto”, diz.

Previsão do tempo para Florianópolis

Sexta-feira: mínima de 18°C e máxima de 28°C, sol com algumas nuvens

Sábado: mínima de 19°C e máxima de 26°C, sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite

Domingo (24): mínima de 17°C e máxima de 24°C, sol com muitas nuvens

Segunda-feira (25): mínima de 17°C e máxima de 24°C, sol com algumas nuvens

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade