Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Cadastramento biométrico em Florianópolis ganha terceiro posto

Segundo a meta do Tribunal Superior Eleitoral, 2,2 milhões eleitores devem ser cadastrados para as Eleições de 2016 em Santa Catarina

Stefani Ceolla
Florianópolis
Eduardo Valente/ND
Douglas foi fotografado, teve as digitais colhidas e saiu com um título novo

 

Três novos postos de recadastramento biométrico entram hoje em funcionamento em Santa Catarina. Em Florianópolis, a nova unidade vai atender na rua Bulcão Viana, 198, ao lado do TCE-SC (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina). Com o novo espaço, a Capital terá capacidade para fazer o recadastramento biométrico de 2.000 eleitores por dia. Dois pontos já funcionam em Florianópolis: um no Centro, na avenida Rio Branco, e outro em Canasvieiras, no Norte da Ilha. O planejamento da Justiça Eleitoral catarinense prevê, para o segundo semestre de 2015, a instalação de mais dois novos postos na cidade: um no Estreito e outro no Sul da Ilha. 

O presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), desembargador Sérgio Baasch Luz, acredita que a meta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de que 2,2 milhões de eleitores catarinenses sejam cadastrados para as eleições de 2016, será cumprida. “De duas semanas para cá, o comparecimento dos eleitores nos postos avançados da Justiça Eleitoral na Capital, principalmente no Norte da Ilha, está sendo excepcional, com a média de 600 eleitores diariamente”, conta. “E com a instalação do posto localizado ao lado do TCE, que atenderá poderes, hospitais existentes e a comunidade daquela região, chegaremos a patamares que nos permitirão atingir a meta”, completa. 

Além do novo posto em Florianópolis, entram em funcionamento hoje novas unidades em Joinville e Blumenau, onde o cadastramento biométrico passa a ser obrigatório a partir de agora. “O eleitor nas regiões em que é obrigatório o recadastramento vai ter o título cancelado caso não o faça, com dificuldade para retirar o passaporte e a impossibildiade de se inscrever em concursos”, pontua o presidente do TRE-SC. “O eleitor catarinense nunca deixou de atender o chamamento da Justiça Eleitoral”, completou. Em Joinville, o novo posto ficará na rua Otto Boehm, 71, próximo ao hotel Tannenhof. Em Blumenau, o posto funcionará na rua João Pessoa, 161. Em seis cidades a biometria já é obrigatória em Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. 

Seis cidades catarinenses têm adesão obrigatória

Das seis cidades catarinenses onde a biometria é obrigatória, Santo Amaro da Imperatriz se destaca pelo comparecimento do eleitor. Até a última quarta-feira, 56,26% dos eleitores já haviam se cadastrado, o que corresponde a 9.344 dos 16.488 eleitores da cidade. O cartório atende em média 280 pessoas por dia. Segundo Carlos Justen, chefe do cartório local, o alto número deve-se, em parte, à divulgação adotada que, inclusive, se vale de estratégias não tradicionais. “Temos até a colaboração de atendentes de banco, aqueles que dão apoio às pessoas nos caixas eletrônicos. Eles repassam informações sobre o cadastramento biométrico e convidam os clientes a comparecerem ao cartório”, conta. Instituições religiosas e de ensino, secretarias municipais, associações comerciais, sindicatos e grupos organizados da sociedade, como os da terceira idade, também ajudam na divulgação. Para atingir a meta de cadastrar todos os eleitores até 2 de agosto, o cartório de Santo Amaro da Imperatriz conta com 10 guichês de atendimento.

Em segundo lugar no Estado está Palhoça, com 19,07% dos eleitores cadastrados. Em Biguaçu são 17,65% e em São José, 11,49%. Em Florianópolis, o índice é de 14,73%. O coordenadora da biometria do posto localizado na avenida Rio Branco, junto ao cartório eleitoral, Rosiane de Souza Catarina, conta que pelo local passam 500 pessoas por dia. São 22 guichês com 27 servidores dedicados a este serviço. Na nova unidade, serão 32 guichês. A cidade do Estado com o menor índice de cadastramento é Joinville, onde apenas 2,36% dos eleitores procuraram a Justiça Eleitoral. No total em Santa Catarina, apenas 3,91% dos eleitores fizeram o recadastramento biométrico, o que corresponde a 182.233 dos 4.834.508 aptos a votar nas próximas eleições.

Título na mão em 10 minutos

Douglas da Silva Lameira, 18, aproveitou um tempo livre no início na tarde de quarta-feira para ir até o cartório eleitoral da avenida Rio Branco e fazer seu título de eleitor. Em dez minutos, saiu de lá com o documento na mão, já com a biometria cadastrada e apto a votar em 2016. “Foi muito rápido”, disse após a confecção do título. O primeiro passo foi apresentar a documentação em um guichê, em seguida foi feita uma fotografia do eleitor e as digitais coletadas dos dedos das duas mãos. No balcão, ele retirou o título. 

Os eleitores que ainda não se cadastraram devem se dirigir a um posto de atendimento da sua cidade portando documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto. Os eleitores de Florianópolis, São José, Palhoça e Joinville podem agendar o atendimento pelo site do TRE.

BOX

Postos de atendimento na Grande Florianópolis

Florianópolis

- rua Bulcão Viana, 198, centro: de segunda a sexta, das 12h às 18h;

- avenida Rio Branco, 797, centro: de segunda a sexta, das 12h às 19h;

- rodovia SC-401, ao lado do Tican: de segunda a sexta, das 12h às 18h.

São José

- avenida Beira Mar, próximo à prefeitura: de segunda a sexta, das 12h às 19h.

Palhoça

- rua Tenente Francisco Lehmikul, 117: de segunda a sexta, das 12h às 18h;

- rua Najla Carone Goedert, 951: de segunda a sexta, das 12h às 19h.

Biguaçu

- rua Hermógenes Prazeres, 277: de segunda a sexta, das 12h às 19h.

Santo Amaro da Imperatriz

- rua Pedro Mansur Elias, 25: de segunda a sexta, das 12h às 19h.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade