Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

25 cachorros que eram criados em chiqueiro são resgatados em Navegantes

Dos 25 animais, que viviam no local, apenas quatro permanecem para adoção

Redação ND
Estado
23/07/2018 às 19H11
Pintado - Divulgação/RICTV
Pintado era mordido por porcos e não é muito sociável a outros cachorros e humanos  - Divulgação/RICTV

Pelo menos 25  cachorros eram criados dentro de um chiqueiro vivendo e se alimentando com os porcos no interior no bairro Escalvados, em Navegantes. Os cães estavam obesos por causa da alimentação que não é a ideal para os cães. Eles se alimentavam com lavagem (restos de comida que seriam descartados ou estavam podres).

A denúncia foi feita à prefeitura de Navegantes  e o Departamento de Assistência e Bem Estar Animal esteve no local fiscalizando a situação. Desde o ano passado os cães estão sendo retirados e tratados. A maioria deles já foi adotado. O último a ser escolhido por uma família foi a Palmeirinha, mas ainda tem a Pantera, que foi retirada do chiqueiro obesa, com 48 kg. Ela está sendo tratada, recebendo ração especial e com isso, emagreceu bastante e está agora com 21kg. Ela estava acostumada com o curral, mas se familiarizou tanto com humanos quanto com outros cachorros.

O mesmo não se pode dizer do Pintado, todo recolhido e com olhar de medo. Com frequência, ele era mordido pelos porcos e não consegue manter contato com ninguém, ficando isolado e quando se chega perto, ele se esconde, com medo. Os cães estão no Bem Estar há seis meses e por isso, a prefeitura tenta fazer com que eles sejam adotados. O Coordenador do Bem Estar Animal do município, Eliezer Pedrozo, explica a situação dos cães que ainda estão disponíveis. Ele disse que o Pintado não é muito acostumado com humanos. Chega próximo dele e a adoção é zero. Ele explica que as pessoas procuram por animais que possam dar carinho e atenção. Quanto à Pantera, ele disse que é um animal mais amigável. “Todos os dias os nossos veterinários fazem a consulta deles e o acompanhamento do animal, para saber se o animal precisa emagrecer, se precisa engordar, qual a vitamina que falta”, explica.

Dos 25 cães que estavam vivendo no local, apenas quatro permanecem no recinto, mas em um espaço separado dos porcos, que também estão sendo acompanhados de perto pela prefeitura de Navegantes. Os veterinários vão até o local paera dar assistência aos cachorros que serão castrados e estão recebendo ração, para não comerem mais lavagem.

Tanto os cães retirados do curral quanto aqueles que já foram adotados ou estão para doação, estão sendo castrados e microchipados. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade