Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Baleia encalha entre a Guarda do Embaú e a praia da Gamboa nesta quinta-feira

O animal, que está sendo monitorado, é jovem e pesa cerca de 10 toneladas

Redação ND
Florianópolis
21/12/2017 às 20H27

Uma baleia-de-bryde, medindo 10 metros e aproximadamente 15 toneladas, encalhou viva na praia de Baixo, entre a Guarda do Embaú e a Gambia, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, no início da manhã dessa quinta-feira (21). O animal aparentemente está ativo, porém apresenta alguns ferimentos no queixo e na cauda.

Uma Baleia-de-Bryde encalhou viva na Praia de Baixo, em Paulo Lopes - Nilson Coelho/ Divulgação/ ND
Uma Baleia-de-Bryde encalhou viva na Praia de Baixo, em Paulo Lopes - Nilson Coelho/ Divulgação/ ND


Integrantes do Corpo de Bombeiros de Palhoça também no local para orientar banhistas e auxiliar no trabalho para desencalhar o animal. Equipes do projeto Baleia Franca, da R3 Animal e da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), todas executoras do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) na região, além de uma equipe da APA da Baleia Franca, analisam o quadro clínico do animal e verificam os procedimentos adequados a serem tomados, seguindo o protocolo de encalhes da APA da Baleia Franca, um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados.

A baleia-de-bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. Apresenta um corpo longo e estreito e uma pequena nadadeira dorsal. Segundo a bióloga Karina Groch, representante do projeto Baleia Franca, ainda é preciso entender o quadro clínico do animal para decidir os próximos passos e realizar o procedimento mais seguro.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade