Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Aulão "Mestres da UFSC", neste sábado, em Florianópolis, é ideal para revisar e descontrair

Preparatório com 20 professores, que oferece 1.300 vagas, marca a contagem regressiva para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina

Raquel Cruz
Florianópolis

Da física quântica à grande depressão de 1929, passando pelo número de ligações possíveis do carbono e pelos contos em torno da Ilha de Franklin Cascaes. A menos de dez dias para o principal vestibular do Estado, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o ritmo de estudos de milhares de estudantes começa a desacelerar para uma última passada de olho em parte do conteúdo que poderá cair nas provas.

Daniel Queiroz/ND
Pedro Antunes, que estuda 15 horas por dia, ensina que o momento é de descontração


Para cerca de 1.300 estudantes, o momento de fazer a revisão final de todo o conteúdo estudado ao longo do ano é neste sábado, durante o aulão de revisão da UFSC. O preparatório “Mestres da UFSC” acontece no Centro de Cultura e Eventos, das 13h às 19h. A entrada é gratuita, mas a quantidade de vagas é limitada e pode ser garantida no site www.prouniversidade.com.br.

Serão cinco horas de revisão com 20 professores. A proposta, explica o coordenador do Pró Universidade, Otávio Auler, é fazer com que até quatro ou cinco professores de diferentes áreas falem sobre um mesmo assunto de forma interdisciplinar.

Para Auler, esse é o momento para a última grande revisão antes das provas. Depois disso, orienta, é hora de colocar o pé no freio. “Tem candidatos que assistem vários aulões horas antes da prova. Isso deixa o aluno sobrecarregado. A ideia é justamente ser um momento para descontrair. Rever os conteúdos junto com os colegas é muito mais tranquilo do que fazer isso sozinho em casa”, diz.

O aulão, direcionado para quem tentará uma das 4.564 vagas no vestibular da UFSC, marca o início da contagem regressiva de uma semana para o início das provas, que serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. Os portões serão abertos sempre às 13h para a entrada dos candidatos até as 13h45.

Dicas de quem estuda 15 horas por dia

A grande concorrência para o curso de medicina revela o motivo do empenho de estudantes como Pedro Paulo Benthien Antunes, 19 anos, aluno de um cursinho pré-vestibular de Florianópolis. Quando o cansaço bate ao longo das 15 horas de estudos diárias, ele lembra que são 234 candidatos para uma única vaga que ele tanto deseja.

Na última semana, conta Pedro, a hora é de descansar a cabeça, dormir bem e ir à aula de revisão. “É o momento em que você está cansado e não consegue mais raciocinar por si mesmo. É o professor quem vai fazer você pensar. Ele vai falando o conteúdo e você confere se você sabe ou não aquele assunto”, diz.

Pedro resume boa parte das dicas que se costuma dar para controlar o nervosismo. “Ir ao aulão como se estivesse no teatro. Você vai assistir. Vai rir, e vai entender boa parte do conteúdo. Se não entender, não se desespere. Aproveite ao máximo esse momento”, ensina.

VESTIBULAR DA UFSC
A maratona de provas

Sábado, 12 de dezembro: 12 questões de língua portuguesa e literatura brasileira ou libras, dez de matemática, dez de biologia e oito de língua estrangeira

Domingo, 13 de dezembro: Dez questões de história, dez de geografia, dez de física e dez de química

Segunda-feira, 14 de dezembro: Redação e quatro questões discursivas

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade