Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Arte na Faixa: projeto de conscientização traz arte para faixas de pedestres de Florianópolis

11 artistas estão fazendo intervenções urbanas na Capital

Marciano Diogo
Florianópolis

Seja de forma pedagógica ou conceitual, a arte é instrumento de transformação social e tem o poder de educar, ensinar e repassar conhecimentos, e muitas vezes, chamar a atenção para uma realidade que habitualmente passa despercebida no cotidiano. É diante dessa verdade que algumas faixas de pedestres de Florianópolis amanheceram mais coloridas depois do último fim de semana com o projeto Arte na Faixa, que levou 11 artistas visuais a fazerem intervenções urbanas em diversas faixas de trânsito da cidade.

Bruno Ropelato/ND
Wagner Wagz é um dos artistas que participa do projeto

 

Também implementado no Rio de Janeiro, no Paraná e em Minas Gerais, o projeto é um movimento cultural que busca a conscientização para a segurança do trânsito chamando a atenção de motoristas, motociclistas e pedestres para o respeito às faixas através de intervenções visuais urbanas. Em Florianópolis, as ações aconteceram em vias de grande fluxo de veículos e pedestres, como nas avenidas Beira Mar Norte e Mauro Ramos, no Centro, e Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica.

 “A ideia para surgiu há cerca de um ano, e desde então estamos o desenvolvendo para conseguir viabilizá-lo. É uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e ao fazer isso procura conscientizar sobre o respeito e educação no trânsito. Nos locais em que já aconteceu, o número de atropelamentos nas faixas foi reduzido em 20%, o que comprova a efetividade da proposta”, afirma o artista visual e grafiteiro Rodrigo Rizo, 29, curador e produtor do projeto Arte na Faixa, que também trouxe seu trabalho para uma esquinas da avenida Beira-Mar Norte.

 “A intervenção surge para conscientização. No meu caso, procurei fazer uma obra que dialogue com o público frequente que passa pelo local. Como é em frente ao Instituto Estadual de Educação, grafitei alguns tênis com estilo jovial em vermelho, amarelo e verde, que são mesmas as cores do semáforo de trânsito”, conta o artista visual Wagner Wagz, 30.

Bruno Ropelato/ND
22 faixas de pedestres de Florianópolis recebem intervenções artísticas


Cultural local em evidência

Assim como Wagz, o grafiteiro Thiago Furtado, 28, também buscou produzir um trabalho que se relacione de maneira evidente com o espaço e lugar onde está – o artista reproduziu o desenho de uma tramóia de renda de bilros, artesanato tradicional feito pelas rendeiras da Ilha de Santa Catarina. “Quis trazer uma releitura da cultura local através da arte urbana. Agora é mais difícil das pessoas ignorarem ou não prestarem atenção na faixa. E o melhor é que dá para apreciar arte enquanto espera para atravessar, tanto o pedestre quanto o motorista”, acrescenta Thiago.

Ao todo, são intervenções artísticas em 22 faixas de trânsito de Florianópolis, sendo que cada artista pinta duas faixas. As ações ocorreram no último fim de semana e seguem no próximo sábado (6) e domingo (7). Na Capital, o projeto Arte na Faixa foi idealizado pelo empresário Francis Ziembowicz e tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Florianópolis através da Fundação Franklin Cascaes.

Bruno Ropelato/ND
O artista Thiago Furtado reproduziu o desenho de uma tramóia de renda de bilros, artesanato tradicional feito pelas rendeiras da Ilha de Santa Catarina


Conheça o projeto

Artistas participantes

Thiago Furtado, Wagner Wagz, Rodrigo Rizo, Paulo Govêa, Augustin de Lassus, Luciane Mori, Guilherme Bimba, Luciano Martins, Daniel Corrêa, Marcelo Barnero e Cristiano Akihito.  

ONDE ESTÃO:

Centro

Avenida Mauro Ramos, em frente ao Instituto Estadual de Educação

Cruzamento entre Avenida Prefeito Osmar Cunha e Avenida Rio Branco

Avenida Beira Mar Norte, em frente ao Hotel Majestic

Bairro Santa Mônica

Avenida Madre Benvenuta, em frente à Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina),

Trindade

Rua Henrique Veras do Nascimento

Lagoa da Conceição

Próximo à Marina da Lagoa da Conceição

Jurerê

Avenida dos Búzios, em frente ao pórtico frontal do Open Shopping, Jurerê Internacional

Canasvieiras

Avenida das Nações

Carianos

Avenida Diomício Freitas, no redutor de velocidade na chegada ao Aeroporto Hercílio Luz

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade