Publicidade
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Aplicativo catarinense permite a surdos pedir ajuda em casos de emergência

SOSurdo deve fazer integração com Corpo de Bombeiros para casos como acidentes de carro, incêndios e salvamentos

Felipe Alves
Florianópolis
27/09/2016 às 16H31

Um aplicativo para celulares desenvolvido em Florianópolis deve ajudar surdos de todo o Estado na hora de pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros. Criado por quatro analistas de sistemas, o SOSurdo apresenta de forma simples quatro sistemas de atendimento de emergência: acidente de carro, incêndio, salvamento e resgate e manejo de insetos.

O SOSurdo foi o vencedor da Hackathon #DesenvolveSC, competição de programadores do governo do Estado em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que reuniu dez equipes no último fim de semana. Cada time tinha que desenvolver um aplicativo que melhorasse o relacionamento do setor público com o cidadão. Diante da falta de uma ferramenta voltada para surdos na hora de uma emergência, Marco Antônio Curi, Eduardo Bruno Silva, Lucas Neves Ventura e Leandro Boing Vieira decidiram criar o SOSurdo.

Além de funcionar em português, o aplicativo também oferece a possibilidade de pedir ajudar por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais), já que muitos surdos não falam português. “No aplicativo, o surdo acessa o símbolo que mostra a acessibilidade para Libras e pede ajuda por ali. O sistema reconhece a localização do usuário e o tipo de atendimento”, explica Eduardo.

Por enquanto, os dados são armazenados em um sistema próprio, mas a proposta é que o aplicativo seja integrado com o Corpo de Bombeiros para que a solicitação seja encaminhada na mesma hora. Nas próximas semanas, os responsáveis pelo aplicativo vão se reunir com representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação para definir de que forma o aplicativo será efetivamente disponibilizado.

Além dos bombeiros, a equipe quer encontrar também uma forma de fazer um pré-cadastro de surdos para utilizar o aplicativo, evitando trotes. A princípio, o SOSurdo estará disponível para Android e, posteriormente, para outros sistemas.

Publicidade

5 Comentários