Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Antônio Carlos lança campanha para doação de medula óssea

Na próxima semana, funcionários do Hemosc farão testes de compatibilidade

Mariella Caldas
Antônio Carlos

A Campanha de Doação de Medula Óssea chegou a Antônio Carlos. Na próxima terça-feira (29), funcionários do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) realizarão o cadastro e testes de compatibilidade às pessoas que tiverem interesse em serem doadores.

O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Centro de Saúde a cidade. Conforme a secretária da Saúde e Assistência Social, Vera Lúcia Conrat da Silveira, são coletados apenas 5 ml de sangue para testes.

O material é encaminhado e arquivado no Banco de Doadores de Medula Óssea do Brasil. Se a pessoa for compatível com um paciente, o contato é efetuado. Vera explica que a doação da medula é realizada através da retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções. A parte coletada se recompõe em 15 dias.

Para ser doador é necessário ter entre 18 a 55 anos. O Ministério da Saúde avisa que a chance de encontrar uma medula compatível pode ser de uma em um milhão, dificuldade encontrada por portadores de leucemia e de outras doenças do sangue.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade