Publicidade
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Ano letivo da rede municipal de Florianópolis começa na próxima quarta-feira

Escolas e Núcleos de Educação Infantil receberão 30 mil estudantes

Redação ND
Florianópolis
08/02/2019 às 12H55
Crianças da rede municipal de ensino da Capital retornam às aulas na próxima quarta-feira - PMF/Divulgação/ND
Crianças da rede municipal de ensino da Capital retornam às aulas na próxima quarta-feira - PMF/Divulgação/ND


O ano letivo se inicia para a rede municipal de ensino de Florianópolis na próxima quarta-feira (13). Em torno de 30 mil estudantes estão matriculados nas unidades de educação. Deste total, 16.946 estão no ensino fundamental e 13.015 na educação infantil. Mais de seis mil professores retornam na segunda-feira (11) para reuniões pedagógicas.

Segundo a Prefeitura, tanto os 78 núcleos de educação infantil, os Neims, quanto as 36 escolas estarão funcionando normalmente. “Temos algumas reformas em andamento  que não vão atrapalhar o nosso calendário escolar”, frisa o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Ainda há 2.124 vagas em aberto na educação fundamental e em torno de 700 vagas a serem preenchidas em núcleos de educação infantil. Na região continental e no Centro, há mais ofertas que demanda.

A expectativa da Secretaria de Educação é de começar o ano letivo com menos de mil  crianças, de quatro meses a três anos, na fila de espera. A prefeitura aponta que a tendência é para que esse número diminua cada vez mais. Em janeiro de 2017, existiam 3.872 pequenos  em busca de uma vaga. Já no fim de 2018, o número caiu para 1.184.

Novas unidades e reformas

A Prefeitura da Capital informou que vai colocar cinco novos Neims em funcionamento no primeiro semestre deste ano. Serão três unidades na Ilha e duas no continente. À disposição das famílias estarão o  núcleo Antonieta de Barros, localizado na Vila Aparecida, além daqueles de  Capoeiras, Tapera, Rio Tavares e Santa Vitória (Agronômica).  

As unidades do Neim Joel Rogério de Freitas, no Monte Cristo, e da Escola Básica Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, que estão em reformas, devem ser inauguradas até o mês de março.

De acordo com o secretário de Educação do Município de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, serão entregues à comunidade ainda até o final deste ano e será um marco para a educação da Capital. São duas escolas quadrilíngues com ensino de português, inglês, libras e linguagem tecnológica, um modelo inédito na cidade. Uma unidade está em construção no bairro Tapera, Sul da Ilha e outro estabelecimento de ensino em Ratones, no Norte da Ilha.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade