Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Ações do Agosto Dourado mobilizam pais e mães neste sábado, em São José

Palestras e debate acontecem no Shopping Continente, com especialistas em saúde e direito

Brunela Maria
São José
04/08/2017 às 13H48

A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que a amamentação até os dois anos de vida poderia salvar mais de 1,5 milhão de crianças todos os anos. O leite materno funciona como uma vacina natural e oferece aos bebês praticamente tudo o que eles necessitam para um desenvolvimento saudável.

Neste sábado (5), o que mães e pais de São José precisam saber sobre o direito à amamentação estará disponível no Conta Comigo - o evento que abre oficialmente o Agosto Dourado no município. A programação tem início às 9h no Continente Shopping.

Aleitamento materno pode salvar mais de 1,5 milhão de crianças por ano, segundo a OMS - Divulgação/ Jeferson Regis/ND
Aleitamento materno pode salvar mais de 1,5 milhão de crianças por ano, segundo a OMS - Divulgação/ Jeferson Regis/ND


As palestrantes serão as advogadas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Mulher, Iris Gonçalves Martins e Marly Muller Ferreira. Depois das apresentações e de um coffee break, os participantes terão uma conversa com a enfermeira Fabrícia Martins, a pediatra Danielle Moreira, a fonoaudióloga Nathália Chaves e com a nutricionista Camila Martinelli. Para participar do evento, será necessário se inscrever pelo email nasf@pmsj.sc.gov.br.

Segundo a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o município está fazendo a sua parte para incentivar o aleitamento materno. “Reconhecemos a importância do aleitamento materno, tanto para os bebês como para as mães, apoiando iniciativas de conscientização e educação”, salientou. “O Agosto de Dourado foi criado para valorizar a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, que é a a amamentação e o leite humano”, continuou.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2017, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto é “Trabalhar juntos para o bem comum”. A OMS, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam amamentação exclusiva por pelo menos seis meses e complementada até os dois anos ou mais.

Interação profunda entre mães e filhos

Segundo a secretária de Saúde de São José, Sinara Simioni, amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho. “A amamentação interfere nas habilidades de se defender de infecções, na fisiologia e no desenvolvimento cognitivo e emocional. Por isso a Secretaria de Saúde apoia toda a comemoração do Agosto Dourado, incentivando o aleitamento materno”, acrescenta.

Outras ações de incentivo ao aleitamento materno vão ocorrer durante o mês de agosto nas Unidades Básicas de Saúde de São José. No dia 15 de agosto, uma oficina de manejo do aleitamento materno será ministrada para médicos e enfermeiras da ESF e pediatras da prefeitura de São José, em dois períodos diferentes.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade