Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Acesso para novo terminal do aeroporto de Florianópolis deve ficar pronta em julho de 2019

Licença ambiental do último trecho de 1,2 quilômetro foi assinada pela Fatma e entregue a Secretaria do Estado de Infraestrutura. Licitação deve lançada no início de março

Michael Gonçalves
Florianópolis
23/01/2018 às 19H48

A licença ambiental do último trecho para a construção do acesso ao novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz foi entregue nesta terça-feira (23) pelo presidente da Fatma (Fundação Meio Ambiente), Alexandre Waltrick, ao secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. A solenidade foi realizada na presença do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira (MDB), e do CEO da Floripa Airport, Tobias Market. A previsão de Vampiro é de que a obra esteja pronta no dia 20 de julho de 2019.

O documento também prevê as condicionantes impostas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no trecho de 1,2 quilômetro. “Com a preocupação da demora na liberação da licença ambiental no último trecho de 2,6 quilômetros, resolvemos dividir em dois lotes. No trecho de 1,4 quilômetro, sem pendência ambiental, lançamos a licitação no valor de R$ 52,448 milhões, porque precisa de muita sedimentação, mas o prazo de habilitação das empresas termina na quarta-feira”, explicou Vampiro.

O secretário informou que o primeiro lote, do Rio Tavares até o local onde será construído o viaduto do Carianos, está 90% concluído, porque ainda faltam desapropriações. O último trecho também já está pavimentado. Com o andamento da licitação do terceiro lote, a expectativa é de lançar a concorrência para o último trecho até 6 de março.

Na quinta-feira (25), Vampiro vai a Brasília definir detalhes das condicionantes ambientais do último projeto em execução. O trecho é polêmico porque passa entre um loteamento e uma Resex (Reserva Extrativista). Em ritmo de descontração, Pinho Moreira prometeu entregar o acesso antes da conclusão da obra do terminal de passageiros. “Essa é uma obra muito esperada, principalmente para os moradores do Sul da Ilha, e pelo compromisso com a Floripa Airport. Agora, vamos provar que somos mais rápidos do que os suíços”, afirmou. A previsão é de que o novo terminal entre em funcionamento em outubro de 2019.

Cronograma do último lote com 1,2 quilômetro

28/02: Prazo para a conclusão do projeto

5/03: Avaliação final do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e da Secretaria de Infraestrutura

6/03: Lançamento do edital de licitação

25/05: Abertura das propostas

30/05: Homologação da concorrência

Junho: Assinatura da ordem de serviço

20/07/2019: Entrega da obra completa

Fonte: Secretaria do Estado de Infraestrutura

 Avaliações

“Estamos presenciando um momento esperado há muito tempo, em função dos impedimentos ambientais. Hoje é a prova de quando os órgãos se unem quem ganha é a federação, com os Estados e municípios. O novo acesso ao Sul da Ilha será um marco na história da cidade”.

Gean Loureiro (MDB), prefeito de Florianópolis

“A competição proposta pelo governador é saudável, mas já queríamos que o acesso estivesse pronto. Estamos contentes com a liberação das licenças ambientais e acreditamos que os prazos serão cumpridos, tanto que antecipamos o início das obras do novo terminal em dois meses”.

Tobias Market, CEO da Floripa Airport

Publicidade

3 Comentários

Publicidade
Publicidade