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Acervo de documentos com mais de cem anos é digitalizado em Biguaçu

Local reúne leis que eram registradas manualmente nos livros. Prazo para digitalização de todos os arquivos é estimado em dois anos

Redação ND
Florianópolis
12/09/2018 às 11H11

A Prefeitura de Biguaçu realiza a digitalização de documentos públicos que estão no Acervo Municipal. Alguns papéis são datados de 1907, ano da abertura do local. Agilidade na informação e preservação de dados importantes são objetivos da ação que faz parte do processo de modernização administrativa. Esse processo permitirá o acesso à informação com agilidade, além da redução do risco de perda de informações e documentos importantes para a administração e para os cidadãos.

O trabalho de digitalização é coordenado pelo servidor efetivo Mario Cesar de Souza, que com outros dois funcionários efetivos e um estagiário fazem o trabalho de separação e catalogação dos documentos que serão digitalizados. A supervisão dos procedimentos é da Controladoria Interna e Secretaria de Administração.

O Arquivo Municipal tem um acervo físico datado a partir de 1907, quando os registros eram feitos manualmente em livros. Desse período, grande parte dos documentos são leis e decretos. A partir da década de 1960 o arquivamento passou a ser feito em caixas, contendo processos, contratos, empenhos e documentos de toda natureza. Esse método se estende até os dias atuais.

Além de facilitar o processo de busca de informações e documentos, a prefeitura sempre precisou de grande espaço físico para abrigar caixas e livros. “Sempre tivemos problema com a falta de espaço e por isso nem tudo ficava no mesmo prédio. Quando precisávamos de algo, tínhamos que buscar ou na prefeitura, ou na biblioteca ou ainda onde atualmente funciona o almoxarifado. A digitalização deve demorar dois anos.

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