Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

A poucos dias do fim do prazo para cadastro biométrico, SC chega a 5 milhões de eleitores

Na Grande Florianópolis cidades como Palhoça tiveram aumento de até 27% no número de votantes

Everton Palaoro
Florianópolis
07/05/2018 às 22H53

Chega ao fim nesta quarta-feira (9) o prazo para os eleitores realizarem o cadastro biométrico em Santa Catarina. A data marca ainda o final do período para confec­ção dos títulos dos catarinen­ses que completam 19 anos até o dia de votar nas eleições de outubro. E pela primeira vez serão 5 milhões de pessoas ap­tas a participarem do pleito. O último balanço público do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de março, mostra 4.998.877. Contudo, na contagem interna, que será divulgada oficialmen­te em julho, o estado já somava 5.021.780 até esta segunda-feira (7).

Fabiano Peres de Castro deixou para última hora a regularização do título e pegou fila ontem - Marco Santiago/ND
Fabiano Peres de Castro deixou para última hora a regularização do título e pegou fila ontem - Marco Santiago/ND


Os números devem aumen­tar até o final de quarta. Na região da Grande Florianópolis o dia foi de muita fila na porta dos cartórios. O metalúrgico Fabia­no Peres de Castro, 38 anos, foi uma das pessoas que teve que ter paciência para ser atendido. Morando em São José há quatro meses, Castro diz que a demo­ra ocorreu devido a indecisão de ficar em Santa Catarina ou retornar ao Rio Grande do Sul. “Peguei fila pela manhã e à tar­de. Retirei uma guia para pagar uma multa. Fui ao banco e tive que voltar no cartório para fazer o cadastramento biométrico e a transferência do título”, revelou.

O TRE-SC (Tribunal Regio­nal Eleitoral) de Santa Catarina não consegue estimar quantos eleitores correm o risco de ficar sem título na próxima eleição. Segundo a assessoria do órgão, todos os documentos foram au­tomaticamente cancelados nas cidades onde o cadastramento biométrico é obrigatório. Os jo­vens que completam 19 anos até a data da eleição, também são obrigados a comparecerem a um cartório eleitoral.

Já as pessoas que necessi­tam obter a quitação eleitoral ou segunda via do título têm até 27 de setembro para fazer a solicitação. Para quem não quis transferir o título, o voto em trânsito poderá ser solicitado entre 17 de julho e 23 de agosto. Os cartórios trabalham em re­gime de plantão hoje e amanhã, das 9h às 17h.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade