Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Primavera começa nesta quarta-feira com a expectativa de chuva acima da média

Mas a estação também é a das flores, então, veja a galeria de fotos

Elaine Stepanski
Florianópolis
Eduardo Valente/ND
Desabrochar das flores, como diz Verônica, traz alegria à fase do ano


A primavera teve início oficialmente às 5h21 desta quarta-feira (23) e promete trazer calor e chuva acima da média para os próximos três meses. A estação das flores deve colocar os termômetros em alta já na chegada, com temperaturas acima dos 30ºC em boa parte do Estado. Somente na sexta-feira é que uma frente fria e uma nova massa polar diminuem a temperatura. E o tempo volta a ficar seco na próxima semana.

:: Em vídeo, uma lembrança musical para o começo da primavera

O calor acima do normal, que já trouxe um inverno diferente, se deve ao El Niño, que mais uma vez influencia a estação e traz uma primavera com chuva mal distribuída, intensa e em períodos curtos. O fenômeno, de acordo com meteorologistas, pode ser o mais forte dos últimos 50 anos. “A floração ficou antecipada neste ano justamente por causa do calor. O veranico fora de época”, explica a engenheira agrônoma da Floram, Carolina Custódia. 


A estação, apesar de chuvosa, é a que mais desperta o interesse das pessoas, devido a sua vivacidade e cor. “Cada estação tem sua beleza, mas a primavera é mais viva porque é o período que tudo desabrocha, e vemos mais flores. É o momento de colher”, conta Verônica Minetto, gerente de floricultura no bairro Campeche.
Com as temperaturas em alta, a previsão é que ainda esta semana o Oeste catarinense registre temperatura próxima dos 40ºC, com possibilidade de se ter uma das maiores ondas de calor do mês de setembro. “A primavera já tem essa característica de chuva e calor, mas teremos isso mais potencializado. As temperaturas, principalmente em novembro, devem ser muito semelhantes à do verão”, afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, Erickson de Oliveira.

Frente fria chega ao Estado no fim de semana

Após uma semana de intenso calor, uma frente fria avança por Santa Catarina a partir da próxima sexta-feira (25), o que leva as temperaturas a terem uma leve queda. As mínimas ficam em 16/24º na maior parte do Estado. A chuva ocorre com trovoadas, mas com intervalos de melhoria. Nas serras, morros e vales, a previsão, de acordo com o engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho, é de nevoeiro isolado. No sábado, a nova massa polar entra em Santa Catarina e a temperatura continua em queda, com mínimas de 9º no topo da Serra. O tempo deve melhorar somente no início da próxima semana.

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade