Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

198 desapropriações atrasam obra de acesso do novo terminal do aeroporto, em Florianópolis

Previsão de assinatura da ordem de serviço do último trecho é para o mês de agosto, com prazo de 10 meses para a conclusão da obra. Novidade é a ampliação da sala de embarque e criação da sala VIP

Michael Gonçalves
Florianópolis
26/06/2018 às 22H05

Durante a comemoração do fim da primeira etapa de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta terça-feira (26), o secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, revelou que ainda faltam 198 desapropriações para concluir as obras de acesso. A previsão de assinatura da ordem de serviço do último trecho de 1,2 quilômetro é para o mês de agosto, com prazo de dez meses para a conclusão da obra. O CEO da Floripa Airport, Tobias Market, afirmou que está confiante que o governo do Estado cumprirá o prazo, porque o novo terminal, de 49 mil m², deve ficar pronto em junho de 2019. Por parte da empresa suíça, a novidade é a ampliação da sala de embarque e a construção de uma sala VIP.

Nenhum lote dos oito quilômetros de acesso foi entregue; último trecho ainda nem começou a ser construído - Daniel Queiroz/ND
Nenhum lote dos oito quilômetros de acesso foi entregue; último trecho ainda nem começou a ser construído - Daniel Queiroz/ND


Dos oito quilômetros de acesso que precisam ser construídos, a Secretaria de Infraestrutura ainda não entregou nenhum lote. “No trecho entre o trevo da Seta e o bairro Carianos, ajustamos o aditivo da ponte na semana passada e na próxima definiremos o prazo de entrega. Quando este lote estiver pronto será liberado imediatamente, porque faz parte do atual acesso ao aeroporto”, prometeu França.

O secretário explicou que as desapropriações foram divididas em três partes: as que impedem o avanço da obra, as que interferem na faixa de domínio e as de condicionantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). França montou duas equipes para trabalhar nas desapropriações. Uma é responsável pelo cadastramento dos imóveis e outra é formada por advogados.

Enquanto isso, outra frente na secretaria trabalha nos recursos administrativos da licitação do último trecho. “Oito empresas participaram da licitação, mas apenas quatro foram habilitadas. O problema é que duas recorreram administrativamente e, se nada mais der errado, teremos mais 45 dias até a abertura das propostas. Assim, a minha estimativa para assinatura da ordem de serviço é para agosto e o prazo da obra é de dez meses”, disse França. Para o acesso ficar pronto até o fim das obras do novo terminal, em junho de 2019, a construção do último trecho precisa começar até setembro.

Ampliação da atual sala de embarque

A Floripa Airport realizou nesta terça-feira a Aufrichtefest, festa tipicamente suíça que tem por objetivo agradecer as pessoas que colaboraram com a construção e trazer boa sorte à nova edificação. O símbolo da tradição com mais de 500 anos é um pinheiro decorado com fitas, que foi colocado na reprodução em tamanho real de parte do novo terminal. Já a atual estrutura terá novidades a partir de 15 de julho, com a ampliação da sala de embarque e construção de uma sala VIP.

Mesmo com vida útil reduzida, o atual terminal de passageiros recebe melhorias diariamente. “Terminamos hoje [terça-feira] as obras nos banheiros do piso térreo e vamos ampliar em 50% a capacidade da atual sala de embarque, em uma obra de R$ 800 mil, que não estava prevista em contrato, mas essencial para melhorar o atendimento. Passaremos de uma área de 600 m² para 900 m² e, assim, poderemos receber mais voos charters durante a temporada. Além disso, o espaço trará mais conforto aos passageiros. E não podemos esquecer a sala VIP, que pela primeira vez será de responsabilidade do aeroporto”, enfatizou. O Aeroporto Hercílio Luz já teve sala VIP, mas as empresas aéreas eram responsáveis pelo espaço.

Terminal de passageiros deve ficar pronto em junho de 2019 - Daniel Queiroz/ND
Terminal de passageiros deve ficar pronto em junho de 2019 - Daniel Queiroz/ND


Cronograma da obra do novo terminal

  • Janeiro 2018: Início do projeto
  • Junho 2018: Início da estrutura metálica
  • Janeiro 2019: Fechamento do prédio
  • Junho 2019: Final da construção e início dos testes
  • Agosto a outubro 2019: Abertura do novo terminal

Fonte: Floripa Airport

Publicidade

4 Comentários

Publicidade
Publicidade