Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Torcedores do Avaí lamentam o rebaixamento para a Série B

Com a queda, Florianópolis fica sem representante na Série A do Campeonato Brasileiro em 2018

Michael Gonçalves
Florianópolis
04/12/2017 às 10H55

Nos últimos 16 anos, Florianópolis só não teve pelo menos um representante na Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. A mesma situação que ocorrerá em 2018. O rebaixamento do Avaí, neste domingo (3), pelos critérios de desempate, e o péssimo desempenho do Figueirense na Série B deixaram a Capital fora da elite do futebol nacional. Cerca de 300 torcedores foram à Toca do Leão, ao lado da Ressacada, para ver pela tevê o empate do time azurra com o Santos, em 1 a 1. Todos demonstraram esperança, angústia, vibraram com o gol e com as chances criadas, mas também xingaram com as inúmeras oportunidades perdidas.

Torcedores do Avaí - Marco Santiago/ ND
Torcedores do Avaí durante o jogo deste domingo - Marco Santiago/ ND


A aposentada Marisa Euzébio, 60, sofreu durante os 90 minutos e alternava momentos de euforia e tristeza. “Foi um jogo muito tenso do começo ao fim. Perdemos muitas oportunidades em casa durante a competição e precisávamos da mística avaiana para conseguir a permanência na Série A. Faltou pouco, e por isso, acredito que não podemos pensar que mais ninguém serve. Alguns devem deixar o clube, mas a base deve ser mantida”, disse a moradora do bairro Saco dos Limões.

Torcedor lamentou rebaixamento - Marco Santiago/NDonline
Torcedora lamentou rebaixamento - Marco Santiago/NDonline


Nos anos da dupla da Capital na Série A, o Avaí disputou a elite em cinco anos: 2009, 2010, 2011, 2015 e 2017. Logo em seu ano de estreia, a equipe do Sul da Ilha fez a melhor campanha de um clube catarinense na Série A, com a 6ª posição.

Já o rival Figueirense esteve na Primeira Divisão por 12 anos e teve a maior sequência de 2002 a 2008. O Alvinegro também disputou a Série A em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016. Se o Avaí tem a melhor colocação da história do futebol de Santa Catarina, o Figueirense fez a maior pontuação, em 2011, quando somou 58 pontos e terminou na 7ª colocação.

Para o analista de logística Maycon Vieira, 35, que chegou de Tubarão às 16h e, sem passar em casa, foi direto para a Toca do Leão, a diretoria precisa pensar com calma na avaliação da temporada. “Tudo o que eu falar agora será baseado na emoção, mas acredito que o Avaí precisa continuar a reestruturação com organização”, declarou.

Peixeiro Adriano Odílio dos Santos, 42 anos, morador do bairro Forquilhinha, em São José, reuniu a mulher e as duas filhas e pegou dois ônibus para chegar até a Toca do Leão - Flávio Tin/ ND
Peixeiro Adriano Odílio dos Santos reuniu a mulher e as duas filhas e pegou dois ônibus para chegar até a Toca do Leão - Marco Santiago/ ND


De ônibus, torcedor leva família de São José à Toca do Leão

O peixeiro Adriano Odílio dos Santos, 42, morador do bairro Forquilhinha, em São José, reuniu a mulher e as duas filhas e pegou dois ônibus para chegar até a Toca do Leão, no bairro Carianos. Santos acreditava na permanência do Avaí na Série A. “Tenho TV a cabo e pay-per-view em dois pontos de casa, mas como tem secador por perto decidimos acompanhar o jogo com a torcida. Se não for sofrido não é o Avaí. Jogamos tudo o que faltou no campeonato nas últimas rodadas e quase foi o suficiente. Não dá para perder tantas chances, mas o time demonstrou vontade, apesar da falta de qualidade”, avaliou.

Já o estudante Gustavo Cardoso, 23, disse que apesar do fracasso, sempre estará ao lado do time do coração. “Quase conseguimos o que muita gente acreditava ser impossível e, mesmo com o rebaixamento, continuaremos apoiando o Avaí na Série B para retornarmos à elite do Brasileirão”, desabafou o morador do bairro Carianos.

Gustavo Cardoso, 23, disse que apesar do fracasso, sempre estará ao lado do time do coração - Marco Santiago/ ND
Gustavo Cardoso, 23, disse que apesar do fracasso, sempre estará ao lado do time do coração - Marco Santiago/ ND



Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade