Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Torcedor que esteve no título do Santos, em Lisboa, relembra conquista 50 anos depois

O alemão Ekkehart Breuel comemorou junto com Pelé e companhia, no estádio da Luz

Matheus Joffre
Florianópolis
Marco Santiago/ND
Ekkehart Breuel mostra passaporte e não esquece do show de Pelé em Lisboa


Quando Pelé se atirou de carrinho na área e mandou a bola para o fundo das redes, o alemão Ekkehart Breuel deixou de lado a frieza característica da herança europeia e explodiu de alegria nas arquibancadas do Estádio da Luz. Era o primeiro dos três gols marcados pelo camisa 10 do Santos na goleada de 5 a 2 sobre o Benfica na final do Mundial Interclubes, em 1962.

Cinquenta anos depois, Breuel não se lembra dos detalhes, mas guarda com carinho a lembrança daquela partida. Na semana em que o Peixe comemorou o centenário, o alemão – que há oito anos mora em Santo Antônio de Lisboa – leu uma reportagem sobre a conquista santista no Notícias do Dia e não conteve a emoção. “Foi muito emocionante, não tenho palavras para descrever. Gosto de lembrar e contar sempre essa história”, afirmou.

Na época, com 24 anos, o mestre de próteses dentárias mal sabia o que o destino lhe reservava. Depois de morar 12 anos no Brasil, entre Curitiba e Porto Alegre, Breuel voltou para o Velho Continente.

Torcedor do Santos e fã incondicional de Pelé, Breuel conheceu dirigentes do clube no voo para Lisboa e foi convidado para assistir a decisão do Mundial. “Foi muita coincidência, muita sorte. Fiquei hospedado numa pensão em frente ao hotel onde estava a diretoria do Santos e fomos juntos para o estádio”, lembrou.

Acostumado a acompanhar as partidas do time da Vila Belmiro e os jogos da seleção brasileira pelo rádio, Breuel ficou extasiado ao ver Pelé em campo. Após o apito final, ele foi comemorar com o time no vestiário e recebeu um abraço sincero do ídolo. “O Pelé era fantástico. Foi muito gentil comigo. Foi muito emocionante tudo, a viagem, o jogo e aquele contato com o ser humano”, contou. “Hoje, não temos mais essas oportunidades. Na ocasião, vi até o Pelé tomando banho”, revelou.

Pelada com amigos na Europa

Nascido em Königshofen, na Alemanha, Ekkehart Breuel mudou-se para o Brasil com a família quando tinha 12 anos. Quando completou 24, voltou para a Europa e ficou quase quatro décadas no Velho Continente antes de retornar ao Brasil. “Aquele jogo do Santos e aquele momento com o Pelé e os outros jogadores no vestiário foi meu último contato com os brasileiros durante anos”, recordou.

Para lembrar-se do Brasil, Breuel sempre jogava uma pelada com os amigos. “Na Europa, eu sentia muita falta do calor humano do brasileiro”, confessa o alemão, que também garantiu que era bom de bola. “Ganhei até o apelido de Pelé branco”, brincou.

 

Foto Reprodução/ND
Pelé reinou soberano na final do Mundial e marcou três vezes no Estádio da Luz

 

Vitórias incontestáveis

O Santos venceu o primeiro confronto contra o Benfica, no Maracanã, por 3 a 2, e chegou com moral para a partida de Lisboa. Mesmo assim, o time português estava tão confiante que havia rumores de que já estavam sendo vendidos os ingressos para o terceiro jogo.

Mas quando a bola começou a rolar no estádio da Luz, o que se viu foi um show do Santos de Pelé e companhia. Com três gols de Pelé, um de Coutinho e outro de Pepe, o Santos bateu o Benfica de Eusébio por 5 a 2 e foi o primeiro time brasileiro a sagrar-se campeão mundial. “Foi maravilhoso, um dos melhores jogos que o Santos fez em toda sua história”, afirmou o capitão Zito.

 

FICHA TÉCNICA

Benfica  2

Costa Perreira; Jacinto, Germano, Raul e Cruz; Simões e José Augusto; Santana, Eusébio, Coluna e Cavém. Técnico: Fernando Riera

Santos 5

Gilmar; Olavo, Mauro, Calvet e Dalmo; Lima e Zito; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula

Local: Estádio da Luz, em Lisboa. Data: 11/10/1962. Gols: Pelé aos 15 e aos 26 minutos do 1º tempo; Coutinho aos 3, Pelé aos 19, Pepe aos 32, Santana aos 40 e aos 44 minutos do 2º tempo. Árbitro: Pierre Schwinte (FRA)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade