Publicidade
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 19º C

"Todos os meus impostos foram pagos", afirma Guga sobre acusação de sonegação

Ex-número 1 do mundo precisará se defender em novembro no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais sobre dívida milionária em impostos

Diogo Maçaneiro
Florianópolis
28/10/2016 às 21H27

O tenista Gustavo Kuerten está em meio a comemoração da integração dos colaboradores do Instituto que leva o seu nome, mas ele ainda terá uma dor de cabeça para enfrentar ainda este ano. Guga terá de se defender, em novembro, da acusação da Receita Federal de que teria sonegado valor em tributos que superaria R$ 5 milhões segundo o jornal O Estado de São Paulo. Segundo o fisco, o ex-número 1 do mundo deixou de recolher impostos sobre premiações e pagamentos de patrocinadores entre 1999 e 2002. A Receita questiona o fato de ele ter quitado os valores como pessoa jurídica, em nome da Guga Kuerten Participações, o que lhe possibilitou pagar uma alíquota de 20%. No entendimento dos auditores do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), Guga deveria ter recolhido como pessoa física, com alíquita mais alta, de 27,5%.

Guga brinca com criança atendida pelo IGK em recreação na Astel - Daniel Conzi/Divulgação IGK/ND
Guga brinca com crianças atendidas pelo IGK em recreação na Astel - Daniel Conzi/Divulgação IGK/ND



Guga foi pessoalmente à sede do Carf, em Brasília, esta semana, para se defender, mas o julgamento foi adiado para o dia 21 de novembro, pois uma das auditoras pediu vistas ao processo. Nesta sexta-feira Kuerten falou com os jornalistas sobre o assunto. "Todos os meus impostos, tanto na pessoa física, quanto na  jurídica, foram pagos. Sobre todas as premiações dos torneios da ATP, no Brasil e no exterior, durante a minha carreira inteira, paguei os devidos impostos na pessoa física. O que está sendo discutido são os contratos de marca e imagem que foram pagos pela pessoa jurídica, entre 1999 e 2002, e a receita quer reclassificar para pagamento na pessoa física. Entendemos que a contratação da imagem de um atleta, vai muito além das atividades que ele exerce, pois está vinculada a toda e qualquer manifestação que sua marca ou imagem se relacione com as pessoas, independente da presença ou participação desse atleta, e por isso requer diversos cuidados profissionais específicos, especializados para conseguir atender e atingir o adequado valor que essa figura alcança. Assim montamos a Guga Kuerten Participações que trata desses assuntos, desde 1995, empresa que faz a gestão completa da imagem Guga e atualmente conta com 31 colaboradores", finalizou., finalizou.

Guga experimenta modalidades olímpicas e paralímpicas junto com crianças

Uma vez por ano o Instituto Guga Kuerten promove a integração de todas as crianças, adolescentes e pessoas com deficiência atendidas nos seis núcleos do programa de esporte e educação da organização, criada em 2000. Nesta sexta-feira, o 13º Encontro da Integração reuniu 600 educandos, na Astel, clube frequentado por Gustavo Kuerten durante a infância, em Florianópolis.

O evento promove oficinas de esporte, cultura e recreação durante todo o dia. Como o IGK optou por trabalhar inspirado no “Espírito Olímpico”, as oficinas de esporte envolveram modalidades olímpicas e paraolímpicas. A Família Kuerten participou do Encontro, assistindo as apresentações artísticas e musicais. O tricampeão de Roland Garros, conduzido pelas crianças, experimentou várias atividades.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade