Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Sete veleiros largam em direção a Itajaí na etapa mais temida da Volvo Ocean Race

Sétima etapa da regata de volta ao mundo saiu de Auckland, na Nova Zelândia, com destino final na cidade catarinense

Fabiane Paza
Especial para o ND
18/03/2018 às 18H01

A Vila da Regata na Nova Zelândia recebeu recorde de visitantes neste domingo (18). Espalhados por deques, escadas, e nas extremidades da estrutura com vista para os barcos, a procura do melhor ponto de observação, do melhor ângulo para a foto. Com câmera fotográfica presa ao pescoço, a aposentada Lois Painton guardou os últimos registros dos veleiros perfilados na marina da Volvo Ocean Race em Auckland.

“Eu acho maravilhoso que a gente tenha uma parada da regata aqui, quando você lê sobre, ou vê na televisão, percebe o quanto os barcos são sofisticados, e poder vir vê-los é incrível”, disse.

Não faltam motivos para contemplação: paixão pelo esporte náutico, a grandeza do evento aberto ao público desde o dia 24 de fevereiro, e a curiosidade. Acompanhado do irmão e do pai, Oscar William, 10 anos, não encontrou a resposta para sua principal dúvida: como, com menos de 10 pessoas em um barco, eles conseguem atravessar o oceano? “Eu imagino que deve ser muito difícil! É muito legal poder ver os barcos saindo e como os times são bons”, disse o menino.

Vila da Regata lotada para despedida dos veleiros - Fabiane Paza/Especial para o ND
Vila da Regata lotada para despedida dos veleiros - Fabiane Paza/Especial para o ND


Com peso controlado e estrutura improvisada de sobrevivência nos veleiros, os tripulantes vão passar cerca de 20 dias se alimentando de comida desidratada e usando água do mar dessalinizada para beber e preparar as refeições. Os banhos contam com a ajuda da chuva e de lenços umedecidos - com apenas uma unidade por dia liberada para cada ocupante. Detalhes da vida a bordo com os quais as equipes estão acostumadas.

O grande desafio que começou neste domingo é determinado pela natureza do trecho de oceano mais inóspito do planeta. “São pelo menos 5 mil quilômetros onde não há tráfego marítimo, os únicos barcos que passam são os da regata. Não há resgate, aviões só passam, helicópteros não chegam, se há um problema que não podemos resolver, a única ajuda vem de um concorrente”, explicou o diretor de mídia da equipe Mapfre. Por isso, a forma de disputa muda daqui em diante: “o nível de competição, a vontade de ganhar, não pode sobressair à segurança”.

O incentivo no caminho para o embarque veio das milhares de palmas quando cada equipe foi anunciada na cerimônia oficial que antecedeu a largada. No protocolo de início da nova etapa, uma troca de bandeiras entre os prefeitos de Auckland e Itajaí determinaram: agora o rumo, os olhares e o trabalho, se voltam todos ao litoral catarinense.

“A cidade já está vivendo essa ansiedade, essa expectativa, e tudo está num ritmo acelerado para ultimar os preparativos, tudo está caminhando bem para termos uma grande nova edição da Volvo Ocean Race”, antecipou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Pontualmente às 14h, os veleiros cruzaram a linha de partida. Agora, a cargo de técnica, força e estratégia para domar os ventos fortes do Pacífico. A etapa que termina em solo brasileiro tem gosto especial para a velejadora Caroline Brouwer, da equipe DongFeng. A holandesa aprendeu a velejar nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

A 12 mil quilômetros do destino final da sétima etapa da regata, a cena da chegada está bem desenhada na imaginação: “tendo a minha família na marina esperando, quando a gente volta depois de 20 dias em alto mar, é muito especial. É por isso que a gente faz essa loucura, pra sermos bem recebidos a cada retorno, não só pela família, mas pela torcida. E eu tenho certeza que em Itajaí vai ser enorme”.

>> Com ondas gigantes, frio e longe da terra, Martine Grael é Brasil na Volvo Ocean Race

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade