Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Seleção de ginástica rítmica da Bulgária se apresenta em Florianópolis antes da Rio 2016

Equipe europeia se prepara para os Jogos no ginásio Rozendo Lima

Daniel Silva
Florianópolis

A seleção búlgara de ginástica rítmica, campeão do mundo em 2014, na Turquia, e uma das favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos, escolheu Florianópolis para treinar antes de ir ao Rio de Janeiro. Para agradecer o carinho e a recepção que tiveram na Capital, as atletas apresentarão neste sábado, a partir das 17h, a coreografia que o público acompanhará na Arena Olímpica. A entrada no ginásio Rozendo Lima, local da preparação das ginastas europeias, será um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo. 

Eduardo Valente/ND
Seleção da Bulgária treina no ginásio Rozendo Lima


Além das atletas da Bulgária, a equipe da Adiee (Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação), que implantou a ginástica rítmica em Florianópolis no ano de 1979, também fará uma apresentação. Desde 1991 coordenando a modalidade, a treinadora Maria Helena Kraeski acredita que as pessoas se emocionarão com o show. “É uma escola muito bonita em termos plásticos, a minha favorita e que nos inspiramos aqui. Quem não puder ir ao Rio de Janeiro verá um grande espetáculo”, disse. 

A ginástica rítmica, segundo explica Maria Helena, é uma mistura de esporte e arte. São movimentos de salto, equilíbrio e rotação aliados à plasticidade da dança. “Nós costumamos dizer que é o esporte-arte. Neste ciclo olímpico ainda não tivemos um 20 (nota máxima). São dez pontos de dificuldade, a soma dos movimentos com os aparelhos, os riscos e os passos de dança, e dez pontos de execução, se tem falha, a parte artística e técnica da execução”, informou a técnica. 

Finlandesa também treina no Rozendo Lima 

Além da seleção búlgara, a Adiee cedeu a sua estrutura para a finlandesa Ekaterina Volkova se preparar para os Jogos Olímpicos. A atleta de 19 anos, que é número 24 do mundo, elogiou as condições de treinamento em Florianópolis e falou sobre as suas chances na Rio 2016. “Não estamos criando muitas expectativas de resultados nos Jogos. Estamos felizes apenas de estar na Olimpíada. A última participação da Finlândia na ginástica rítmica foi em Sydney (2000). A estrutura aqui é muito boa, o tablado é excelente. Temos apenas dois desses no país inteiro”, disse a ginasta. 

Acompanhada da técnica ucraniana Larisa Gryadunova, Ekaterina parte para o Rio de Janeiro na próxima terça-feira (16). A treinadora elogiou a seleção brasileira. “O Brasil tem uma equipe boa. Elas estão fazendo um grande trabalho e tenho certeza que representarão bem o país em casa”, afirmou Larisa. A atleta competiu em três mundiais – Ucrânia (2013), Turquia (2014) e Alemanha (2016). 

Ginástica rítmica 

Apresentação de 1’30’’ (individual) e 2’30’’ (conjunto)

São cinco aparelhos: arco, bola, corda, fita e maça

Os movimentos obrigatórios são de salto, rotação e equilíbrio

E cada grupo de movimento tem nove dificuldades, cada um com valor diferente na pontuação

Nota máxima de uma apresentação é 20 

Noite de gala 

O quê: Apresentação da seleção búlgara de ginástica rítmica

Onde: Ginásio Rozendo Lima, av. Hercílio Luz, 418, Centro

Quando: Sábado (13), a partir das 17h

Quanto: Um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade