Publicidade
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Projeto trabalha na formação de atletas no tênis de mesa em Florianópolis

Associação disponibiliza, também, mesas para a comunidade e tem parceria com atletas portadores de necessidades especiais

Daniel Silva
Florianópolis

Desde maio, a Associação dos Mesatenistas de Florianópolis vem trabalhando com afinco na formação de atletas. O projeto Novo Tênis de Mesa de Florianópolis, que tem apoio da FME (Fundação Municipal de Esportes), é uma iniciativa inédita para a modalidade. Segundo o coordenador Bruno Martorano Amorim, a Capital sempre contou com atletas de outras cidades e estados para disputar competições como os Jogos Abertos de Santa Catarina. O foco na base não é o único objetivo do projeto, que também explora o lado social, incluindo aulas para portadores de necessidades especiais.

Rosane Lima/ND
Associação dos Mesatenistas de Florianópolis envolve cerca de 80 pessoas

Por mês circulam cerca de 80 pessoas no ginásio, entre alunos, pais e professores. Com esse objetivo dividido, entre formar atletas e criar cidadãos, a Associação dos Mesatenistas de Florianópolis também oferece horários para a comunidade. Como explica Amorim, os professores, além das regras do esporte, ensinam valores para as crianças. “Florianópolis contratava atletas de fora e os trabalhos sociais ficavam para trás. Às terças e quintas-feiras temos mesas disponíveis para quem não tem interesse em competição, mas quer praticar uma atividade física. Agregamos todos os públicos. Não pensamos só no rendimento”, comentou.

O coordenador, que também dá aulas no projeto, destaca o apoio da prefeitura, que possibilita os alunos praticarem a modalidade com as melhores condições – mesa, raquete e bola. Com a estrutura organizada, a associação quer agora investir mais no paradesporto. “Eles nos representaram nos Parajasc e foi um trabalho pioneiro nessa área. Fechamos parceria com alguns atletas para treinar aqui e queremos ter núcleos nesses órgãos de apoio aos deficientes”, declarou.

Uma vida dedicada ao esporte

Dos seus 54 anos, o professor Gilmar Magaton Aleixo viveu 41 em ginásios jogando tênis de mesa. Nos seus tempos de glória, disputou um mundial em 1981, na antiga Iugoslávia, e esteve perto de participar da Olimpíada de Atlanta, em 1996. Atleta de Florianópolis desde 1999, o veterano já foi companheiro de seleção com o grande Hugo Hoyama. Tetracampeão dos JASC (de 2000 a 2003), Aleixo ainda “incomoda” os adversários. Morando na Capital há três anos, o atual presidente da associação espera contribuir com o crescimento da modalidade em Florianópolis.

As melhores lembranças da seleção brasileira são de Cláudio Kano, que faleceu em um acidente de carro em 1º de julho de 1996, um dia antes de viajar para Atlanta, Estados Unidos. Apaixonado pelo tênis de mesa, Aleixo não tem data para parar de competir. “Fui muito amigo do Cláudio Kano, de ir em casa, ir em estádio junto. Um dos melhores que vi jogar. O tênis de mesa é a minha vida. Nos últimos JASC ganhei de um atleta de nível de seleção brasileira, de 24 anos, o Danilo Tomaz. Quando eu deixar de incomodar vou pensar em parar”, afirmou.

Entre a engenharia e o tênis de mesa

O estudante João Maurício da Silva Hochsprung, mesmo com 11 anos, já sabe o que quer para a sua vida: ser engenheiro civil e jogador de tênis de mesa. Treinando há apenas quatro meses, o menino vem se destacando entre as crianças beneficiadas pelo projeto. A receita para o bom desempenho é se dedicar ao esporte na mesma medida com que se esforça nos estudos. Segundo lugar na Liga Leste, João Maurício quer evoluir aos poucos. “Quero ser profissional, viver do tênis de mesa, mas quero fazer engenharia civil também. Meu próximo passo é ser campeão da Liga Leste e ir para o Estadual. Tenho que me dedicar e pensar na frente”, comentou.

Associação dos Mesatenistas de Florianópolis

Sede: Ginásio Capitão Waldir Schmidt, rua Aldo Alves, sem número, bairro Saco dos Limões

Horários das aulas: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h30 às 18h30

Treinos: De segunda a sexta-feira, a partir das 19h

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade