Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Primeiro compromisso de Tite na seleção brasileira é com o analista de desempenho do Avaí

Técnico do time brasileiro esteve reunido com Ricardo Henry, que trabalha no Leão da Ilha desde 2011, para saber todos os segredos da Costa Rica

Redação ND
Florianópolis
20/05/2018 às 20H39

Antes da apresentação dos atletas nesta segunda-feira (21), o técnico Tite, da seleção brasileira, começou neste domingo (20) a trabalhar exclusivamente em cima dos adversários na Copa do Mundo da Rússia. O primeiro compromisso oficial foi com o analista de desempenho do Avaí, Ricardo Henry, 53, que apresentou o relatório da análise de desempenho da seleção da Costa Rica. Ao lado do estagiário Vinícius Frason, do Núcleo de Inteligência do Futebol (NIF) do Avaí, o analista de desempenho avaliou cinco partidas sobre o segundo adversário do Brasil na Copa do Mundo 2018.

Henry (de azul) apresenta à comissão técnica da seleção o desempenho da Costa Rica - Lucas Figueiredo/CBF
Henry (de azul) e Frasson presentearam o técnico Tite com a camisa do Avaí - Lucas Figueiredo/CBF



Ricardo estudou o desempenho da Costa Rica em dois jogos pelas eliminatórias da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caribe) e em mais três amistosos. Foram dois empates, duas derrotas e apenas uma vitória da seleção que irá enfrentar o Brasil no dia 22 de junho.

Na vitória da Costa Rica sobre a Escócia por 1 a 0, em Glasgow, e na derrota para a Tunísia também por 1 a 0, em Nice (França), a avaliação foi presencial. “Fizemos análises da seleção da Costa Rica desde novembro do ano passado e enviamos para o site da CBF essas informações com relatórios e vídeos. Além dos protocolos utilizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), incluímos alguns dos que já usamos nas análises feitas no Avaí”, explicou Ricardo.

Na Ressacada desde 2011, o analista de desempenho acredita que a sua convocação para colaborar com a seleção brasileira é o reconhecimento do trabalho realizado no Avaí, em estágio bastante avançado. Além do auxílio do estagiário Vinícius, o trabalho contou com a ajuda dos estudantes Gabriel Dutra e Matheus Frigo, além de Bruno Gonçalo, auxiliar dos juniores do Avaí, e de Gustavo Damasceno, da CBF Academy.

Henry (de azul) apresenta à comissão técnica da seleção o desempenho da Costa Rica - Lucas Figueiredo/CBF
Henry (de azul) apresenta à comissão técnica da seleção o desempenho da Costa Rica - Lucas Figueiredo/CBF

Em Santa Catarina, o Avaí foi o primeiro clube profissional a ter um banco de imagens. “Criamos um banco de dados para ajudar nas avaliações e realizamos uma análise de todos os adversários do clube, municiando a comissão técnica com este material para cada jogo do Leão da Ilha”, completou.

O analista de desempenho permanece na Granja Comary até o próximo sábado (26).

Publicidade

3 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade