Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Oito duplas vão à fase de grupos no Circuito Brasileiro de vôlei de praia

No naipe masculino do Circuito Brasileiro, Márcio Araújo, prata em Pequim-2008, está entre os que vão disputar a fase principal do tour nacional; Grupo se une a mais 16 duplas

LANCE!
Palmas (TO)

Foto: Divulgação/CBV
Foto: Divulgação/CBV


A temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia começou nesta quarta-feira, com a disputa do classificatório da etapa de Palmas (TO). Foram disputados 17 jogos, todos válidos pelo torneio masculino, classificando oito duplas à fase de grupos. Destaque para o medalhista olímpico Márcio Araújo (CE), que aos 44 anos retornou para a disputa do tour após mais de dois anos ausente, cancelando a aposentadoria.

Os jogos acontecem na Praia da Graciosa, em arena montada na altura do Monumento à Consciência. Nesta quinta-feira ocorrem os jogos da fase de grupos do naipe masculino, além do classificatório do torneio feminino. A entrada é franca e as partidas da quadra central contam com transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol.

Além do experiente cearense, que avançou junto do parceiro Allison Francioni (SC), outros sete times se garantiram na fase de grupos. São eles Léo Gomes/Raul (RJ/SE), Matheus Maia/Rafa (RJ/PR), Allyson Lima/Gabriel Mussi (CE/RJ), Gabriel Gouveia/Igor Borges (RJ), Rafael/Renato (PB), Gabriel Santiago/Álvaro Andrade (DF/SE) e Marcos Cabral/Lázaro (RJ/GO).

Os oito classificados se juntam aos 16 times já garantidos pelo ranking de entradas, totalizando 24 duplas no torneio masculino. Eles serão divididos em seis grupos de quatro e entram em ação nesta quinta-feira (13.09), quando também acontece a disputa do classificatório do torneio feminino. Após a fase de grupos, os primeiros e segundos de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final.

Márcio Araújo comentou o retorno e comemorou a conquista da vaga à fase principal. Na temporada passada, o cearense tentou retornar na etapa de Fortaleza (CE), em casa, mas acabou superado. Em boa forma e sem contusões, o medalhista olímpico quer ‘desfrutar’.

— É ótimo retornar, reencontrar velhos amigos, pessoas importantes na minha vida. Foram mais de dois anos acompanhando as transmissões pela internet e SporTV, apenas como amante do vôlei de praia. Fico feliz em conseguir a vaga, agora em uma situação um pouco diferente, jogando sem pressão, buscando aproveitar o momento e tentando dividir um pouco da minha experiência com um jovem de potencial, como é o Allison — declarou.

Com exceção de Márcio Araújo, que estava mais abaixo no ranking pelo tempo ausente e precisou disputar dois jogos, os demais times avançaram com uma vitória simples, passando a primeira rodada como bye. Quem também comemorou a vaga foi Léo Gomes, que recentemente passou a treinar no Centro de Treinamento do Instituto Evokar. O carioca estreou parceria com o sergipano Raul e garantiu a vaga.

— Estava em um momento ruim da carreira, sem alcançar os resultados, e o Instituto Evokar me abriu as portas, foi como uma família. Raul e eu sentimos um pouco o nervosismo da estreia da dupla no Open, mas nada anormal. Sabíamos que com o passar do tempo, ficaríamos mais soltos. Estamos evoluindo o entrosamento, vamos trabalhar para evoluir. Posso passar um pouco da experiência e ele tem a juventude, energia, que ajuda muito. Temos objetivos e vamos buscá-los — analisou o carioca de 29 anos.

No naipe masculino, os 16 times já garantidos pelo ranking de entradas são Alison/André (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/George (SC/PB), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Vinícius/Moisés (ES/BA), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Nilton/Felipe Cavazin (RO/PR), Lipe/Fábio (CE), Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ), Oscar/Luciano (RJ/ES), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Miguel/Guto (MS/SP), Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB) e Averaldo/Rodrigo Bernat (TO/RJ).

Os jogos da fase de grupos, a partir de quinta-feira (13.09), terão transmissão ao vivo pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado, a partir das 19h, e domingo, a partir das 10h, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

A segunda etapa do Circuito Brasileiro Open será em Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade