Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 29º C
  • 23º C

NBB dá largada com novos clássicos e incerteza sobre favoritismo

Uma das atrações da nova temporada, que começa neste sábado, é o duelo entre Flamengo e Corinthians. Dois jogos agitam a primeira rodada: Paulistano x Mogi e Brasília x Vasco 

LANCE!
Rio de Janeiro (RJ)

Paulistano celebrou o título inédito do NBB na temporada 2017/2018 (Foto: Caio Rocha/Fotoarena/Lancepress!)
Paulistano celebrou o título inédito do NBB na temporada 2017/2018 (Foto: Caio Rocha/Fotoarena/Lancepress!)


A edição 2018/2019 do NBB começa neste sábado com uma convicção para os amantes do basquete brasileiro: não tem favorito ao título. Tanto clubes consagrados, com forte exposição no futebol, quanto equipes que ganharam força no esporte da bola laranja nos últimos anos se apresentam em condições de chegar à decisão.

Diversos times prometem fazer bonito. Paulistano, atual campeão, o Bauru, atual vice e vencedor em 2016/2017, os embalados Mogi das Cruzes e Sesi Franca, além do pentacampeão Flamengo se destacam. O Corinthians, último time a faturar o título da Liga Ouro e, assim, ascender à elite, quer surpreender. O certo é que a entrada do Alvinegro proporcionará clássicos, como o duelo contra o Rubro-Negro carioca.

Por outro lado, uma das equipes de "camisa", o Vitória, deixou a competição após o fim da parceria com o Universo, dono da franquia, que migrou para o Brasília. O São José, que poderia ter entrado, graças ao vice-campeonato na Liga Ouro, não conseguiu as garantias financeiras.

As partidas transmitidas pela Band na rodada de abertura serão Paulistano x Mogi das Cruzes, às 13h35, e Brasília x Vasco, às 15h25. O primeiro duelo, que reeditará a decisão do último NBB, passará ao vivo na ESPN.

– O NBB só chegou nesse ponto porque começou a enxergar o basquete como business. Antes muitos só enxergavam dentro da quadra, treinos, jogos, mas isso tem que ser visto como negócio. Além disso, o NBB foi criando uma credibilidade muito grande ano a ano, e o resultado está aí. Teremos basquete a semana inteira, só domingo de folga, com Fox, ESPN, Band, Bandsports, Face e Twitter. Se fossemos pensar há dez anos atrás, não tínhamos as mídias sociais que temos, atingindo a quantidade de fãs que atingimos. Todo mundo sai ganhando com isso – afirmou o armador Ricardo Fischer, do Corinthians.

A fase de classificação termina no dia 26 de março e os 12 melhores colocados avançarão aos playoffs. O mata-mata das oitavas de final será disputado em melhor de três partidas. Já as quartas de final, semifinal e Finais seguem o modelo de melhor de cinco partidas.

BASQUETE CEARENSE

Basquete Cearense

Time do Basquete Cearense (Foto: Divulgação/Basquete Cearense)

O Basquete Cearense reforçou seu elenco para o NBB 11. Com contratações e mudanças, o elenco está confiante para chegar a uma boa colocação na disputa. Na temporada passada, chegou na 10ª posição e caiu nas quartas de final para o Paulistano.

O treinador da equipe do Carcará, Dannyel Russo está empolgado com o início do primeiro jogo da competição, que será contra o Flamengo. Muitos temem, mas o técnico comemorou o adversário.

- Não tinha time melhor para gente estrear. Mas aí as pessoas perguntam: "Ah, o Dannyel é maluco?" Ah, nem tanto. Só um pouco! Para um primeiro jogo é a melhor das oportunidades. Eu estou louco para que chegue logo o dia 13. Foi a melhor escolha, o melhor sorteio, que poderia ter tido - afirmou.

Elenco:
Feliciano, Léo W., Paulo, Gabriel, Paulinho, Alex Oliveira, Bruninho, Suallison, Rashaun, Cobb, Fiorotto, Lassance, Felipe, Kurtz, J.Gabriel e P. Lobo.
Técnico: Dannyel Russo
Temporada passada: 10ª posição (quartas de final)
Onde pode chegar: quartas de final

UNIVERSO/BRASÍLIA

Brasília basquete

Brasília disputa o NBB 11 (Foto: Divulgação)

O Universo/Brasília retornou ao NBB ao conseguir garantias financeiras. Nesta temporada, terá a oportunidade de mostrar o bom desempenho de alguns anos. O clube já levantou a taça nas temporadas de 2009/2010 e 2010/2011, e sonha com o título.

O treinador André Germano exaltou a nova fase do Brasília. O comandante tem passagem pelas categorias de base da Seleção Brasileira e também já treinou o Bauru, e confirma preparação.

- Para mim, será um desafio profissional muito grande, mas me sinto totalmente preparado para ele por conta dos cinco anos em Bauru e também das seleções de base. Será um ano de trabalho muito duro, onde vamos retomar esse projeto do basquete em Brasília. Vamos tentar alcançar a posição mais alta possível no NBB e, com os jogadores que estão chegando para o elenco, creio que conseguiremos fazer um trabalho de excelência - explicou o técnico André Germano.

O primo confronto do Brasília será contra o Vasco, às 13h25, no sábado. O duelo está marcado, mas o Cruz-Maltino está esperando o empréstimo para garantir participação na competição.

Elenco:
Nezinho, Pedrinho Rava, Luis Mendonça, Arthur Belchor, Zach Graham, Pedro Mendonça, Danilo Monteiro, Rafa Moreira, Andrezão, Marcelão, Windi Graterol, Ricky Sánchez, Rod Gonçalves.
Técnico: André Germano
Temporada passada: retornou para NBB 11
Onde pode chegar: oitavas de final

BAURU

Paulistano x Bauru - NBB

Bauru foi até às semifinais do NBB 10 (Foto: Divulgação/NBB)

O Bauru quer voltar a comemorar o título da competição. Na temporada anterior, o Dragão ficou na sexta posição e surpreendeu mais uma vez, apesar de perder duelos no fim da disputa da primeira fase do NBB. Em 2016, levantou a taça e interrompeu sequência devastadora do Flamengo.

A equipe trouxe reforços em peso para temporada. Isto, indica que a briga pelo título é vista com bons olhos pelos diretores, comissão técnica e jogadores da equipe do Dragão: Larry Taylor, Cauê Verzola, Lucas Mariano, Gustavo Basílio, Marcos, Jefferson William, Renato e Ruiz.

O primeiro embate do Bauru será contra o Pinheiros, às 18h, fora de casa. É o começo para conquistar o título da competição.

Elenco: Cauê, Larry Taylor, André, Renato, Gui, Alex, Jefferson, Emanuel, João Marcos, Malachias, Samuel, Gustavo, Jaú, Lucas, Ruiz, Fúlvio, Marcão.
Técnico: Demétrius Conrado Ferracciú
Temporada passada: parou nas semifinais
Onde pode chegar: candidato a título

BOTAFOGO

Vasco x Botafogo - Basquete

Botafogo vem confiante em busca do título (Foto: Divulgação)

O Botafogo mostrou que quer mudar de nível no NBB 11. O Alvinegro contratou Cauê Borges (armador), Ansaloni (pivô), Maike (pivô), Mogi (ala), Coelho (armador) e Arthur (ala-pivô), que estão se destacaram no Estadual. Na temporada 2017/2018, a equipe comandada por Léo Figueiró rendeu abaixo do esperado e ficou na 12ª posição na primeira fase, e logo foi eliminado.

De volta ao Rio, Léo celebrou a oportunidade e garantiu muito trabalho para formar um time vencedor.

– Voltar para onde comecei minha história no basquete é uma felicidade indescritível. Por outro lado, sei que estou sendo contratado pelo trabalho que venho fazendo nos últimos anos e chego com responsabilidade. Estou ciente do que precisamos desenvolver e de todas as expectativas. Daqui pra frente, estarei focado em montar um grupo forte, comprometido e que honre a camisa e a história do Botafogo. Vamos trabalhar muito para alcançar bons resultados na temporada - disse o treinador.

O Glorioso estreia no dia 15 contra o Joinville, às 20h, no Oscar Zelaya, em General Severiano. Os cariocas levam a vantagem no primeiro duelo do NBB.

Elenco:
Coelho, Guga, Jamaal, Cauê, Mogi, Ansaloni, Fabrício, Erike, Pedro, Yan, Maique, Arthur, Murilo Becker.
Técnico: Léo Figueró
Temporada passada: parou nas oitavas de final
Onde pode chegar: quartas de final

CORINTHIANS

Corinthians basquete

Corinthians retorna à elite do NBB (Foto: Divulgação)

O Corinthians retornou à elite do NBB após longo período fora. Nesta temporada, os jogadores e a comissão técnica terá a responsabilidade reconstruir a história do clube no esporte. O último título do campeonato do Timão foi em 1996, quando era comandado por Oscar Schimidt.

Os recém-contratados para a nova temporada: o ala uruguaio Maurício Aguiar, Ricardo Fischer, Guilherme Teichmann e Shilton. Os atletas Fuller e Gui Bento, reforços confirmados, já uniram ao grupo e se preparam para competição.

- Formamos um elenco muito competitivo. Começamos esse novo ciclo com uma apresentação para os atletas sobre o que é o Corinthians , nossos valores e a missão que teremos em conjunto, com a comissão técnica mostrando, ainda, qual será a forma de trabalho para os próximos meses - disse Bruno Savignani.

O primeiro embate do Timão será contra o Sesi Franca, às 20h, no dia 16, no ginásio Wladimir Marques. Será a primeira vez dos corintianos na competição nacional.

Elenco: Douglas Santos, Fischer, Fuller, Nicolas, Shilton, Gui Bento, Gustavinho, Teichmann, Giovannoni, Aguiar, Humberto, Abner
Técnico: Bruno Savignani
Temporada passada: retornou à elite do NBB
Onde pode chegar: oitavas de final

FLAMENGO

Flamengo - basquete

Flamengo renovado para temporada NBB (Foto: Divulgação/Flamengo)

O Flamengo se modificou para temporada 2018/2019 do NBB. Foram sete novos jogadores contratados: os armadores Franco Balbi, Davi Rossetto e Kevin Crescenzi; o ala-armador Deryk Ramos; o ala Jhonatan Luz; e os alas-pivôs Nesbitt e Rafael Mineiro, e o técnico Gustavinho. Do time anterior ficaram os alas-pivôs Anderson Varejão e Olivinha; o ala Marquinhos; e o pivô João Vitor. O Urubu quer manter a boa fase dos últimos anos e levantar a taça mais uma vez.

Na primeira fase em 2017/2018, os cariocas chegaram à liderança da competição, com 53 pontos somados e apenas três derrotas. Além disso, chegou aos playoffs com uma sequência de cinco jogos sem reconhecer o revés, mas parou na semifinal em duelo com o Mogi das Cruzes.

A equipe da Gávea já se prepara para o duelo inicial da disputa. Os rubro-negros enfrentam o Basquete Cearense, às 18h, no Centro de Formação Olímpica, no dia 13.

Elenco: Anderson Varejão, Olivinha, Marquinhos, João Vitor, Franco Balbi, Davi Rossetto e Kevin Crescenzi, Deryk Ramos, Jhonatan Luz, Nesbitt e Rafael
Técnico: Gustavinho
Temporada passada: parou nas semifinais contra o Mogi das Cruzes
Onde pode chegar: candidato a título

SESI FRANCA

NBB: Sesi Franca x Vasco da Gama

Franca quer manter o ritmo da temporada anterior (Foto: Reprodução/Twitter)

O Sesi Franca reforçou pontualmente para a disputa. Elinho, Lucas Dias e Jimmy foram os novos contratados para a equipe de São Paulo. Os jogadores somam para manter a mesma campanha da temporada passada, que demostrou intensidade nas quadras.

O primeiro compromisso dos francanos será contra o Corinthians, no dia 16, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.

Elenco: Alexey, Cassiano, Guilherme, Didi, Cipolini, André Góes, Big, Elinho, Hettsheimer, Jimmy, Lucas Dias
Técnico: Helinho
Temporada passada: 3º lugar (parou nas quartas de final)
Onde pode chegar: grande chances para disputa de título

JOINVILLE/AABJ

Joinville - basquete

O Joinville confirmou sua participação no NBB(Foto: Divulgação)

O Joinville / AABJ não confirmou de primeira sua participação no NBB 2018/2019. Porém, com muita luta e elenco limitado, a equipe de Santa Catarina estará presente na competição. Na temporada anterior, a equipe ficou na 13ª posição e mostrou limitação dentro das quadras. Será que irá consistência no NBB 11?

- A diretoria da Associação Amigos do Basquete de Joinville (AABJ) preza pela sustentabilidade financeira do projeto, que está se desenhando a longo prazo. A administração continua em busca de novos patrocinadores com intuito de aumentar orçamento e assim formar uma equipe ainda mais competitiva para o NBB 11.

Na competição anterior, não chegou a ficar entre os classificados para os playoffs. Com o foco em novo ambiente, o primeiro desafio será contra o Botafogo, às 20h, no Oscar Zelaya, Rio de Janeiro.

Elenco: Nunes, Vezarinho, Jerônimo, Colimerio, Massaneiro, Vezaro, Veber, Rosniak, Bambu, Weihermann, Henrique, Maxwell, Dieguinho e Socas.
Técnico: George Rodrigues Salles
Temporada passada: 13ª posição, com 38 pontos
Onde pode chegar: oitavas de final

MINAS TÊNIS CLUBE

Minas - basquete

Minas segue regularidade no NBB (Foto: Divulgação)

A equipe do Minas segue uma regularidade há dois anos. O time não surpreende, mas sempre se classifica para a fase dos playoffs e chega pelas beiradas. Será que esta temporada fará diferente? Novos reforços e manutenção da base pode ser o trunfo do clube para disputa de basquete.

A estreia da equipe Life Fitness/Minas será no dia 22 de outubro, às 20h, fora de casa, contra o São José Basketball. Na segunda rodada, também fora de casa, contra o Paulistano Corpore, no dia 24 de outubro, às 19h30.

Elenco:
Gegê, Jefferson Campos, Wesley, Leozão, Alexandre Paranhos, Daniel, Lucas, Augusto, Coleman, Jefferson, Bob, Gui Carvalho, Ribeiro, Tiago, Wesley, Leonardo, Marcos
Técnico: Flávio Aurélio dos Santos Soares
Temporada passada: parou nas quartas de final
Onde pode chegar: pelas beiradas pode chegar longe

MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes

Em busca do título do NBB (Foto: Divulgação)

O Mogi das Cruzes é um dos times que sempre consegue bons resultados e consegue parar no alto da tabela. Nos playoffs, é superado nas fases finais e o "gostinho" do título fica na boca, como por exemplo, no NBB 10, quando perdeu para o Paulistano na grande decisão da disputa.

O treinador quer a equipe atuando mais intensivamente para provocar o erro do adversário. Para isso, Guerrinha tem pedido para os jogadores subirem mais a defesa.

- Não podemos esperar para jogar no erro do adversário. Precisamos provocar o erro. É isso que nós vamos trabalhar. Lógico que não será 100% no primeiro jogo, no início, mas é um trabalho constante. A primeira coisa é que os jogadores estão com vontade de mudança. Isso já é um passo enorme. Agora é trabalhar, jogar, avaliar, treinar novamente. Não é que não tinha um trabalho de defesa, tinha como a maioria das equipes tem, até melhor em algumas coisas. Mas a gente precisa fazer algo diferente, porque o NBB ficará entre os cinco do Paulista mais o Flamengo e uma ou outra surpresa - disse o treinador.

A equipe abre a competição contra o Paulistano, às 13h35, em São Paulo.

Elenco: Deodato, Colina, Vinícius, Lucas, Shamell, Fabricio, Fillipin, Batista, João Pedro, Castilho, Gruber, Arthur Pecos, Lessa, Breno, José Carlos, Cafferata
Técnico: Guerrinha
Temporada passada: vice-campeão do NBB
Onde pode chegar: candidato a título

PAULISTANO

NBB: Mogi x Paulistano

Atual campeão do Novo Basquete Brasil (Foto: LNB/Divulgação)

Atual campeão do NBB, o Paulistano está em alta no basquete brasileiro e chegou com renovações no banco de reservas. A diretoria paulista fechou a contratação com o técnico Regis Marrelli. A equipe não teve grande reformulações e manteve a base da temporada passada.

Assim como o Flamengo, os paulistas tiveram um bom desempenho. Na primeira fase perderam apenas quatro vezes, com 24 vitórias. Nos playoffs, também obtve bons jogos até tornar-se campeão.

- Vir para um clube com a estrutura e a força do Paulistano muito me orgulha. Agora é trabalhar para que o CAP continue sendo uma das principais equipes do Brasil - disse o novo comandante.

O primeiro confronto do NBB será a reedição da grande final, ou seja, contra o Mogi das Cruzes, no sábado, às 13h35, no Ginásio Antonio Prado Jr. Uma grande partida é esperada.

Elenco: Roquemore, Yago, Danilo, Beto, Daniel, Victão, Antonio, Alex, De Paula, Du Sommer, Duarte, Dikembe, Léo Meindl, Barbosa, Eddy, Renan, Guilherme
Técnico: Regis Roberto Marrelli
Temporada passada: campeão do NBB
Onde pode chegar: candidato a título

PINHEIROS

Pinheiros - basquete

Pinheiros quer fazer melhorar campanha no NBB (Foto: Reprodução/Twitter)

O Pinheiros chega para a nova temporada querendo mostrar algo melhor. Por isso, contratou mais quatro jogadores para compor o elenco e tentará mostrar o novo basquete. Nas últimas temporadas, a equipe não passou das quartas de final e espera surpreender.

O time vem com uma mescla de jogadores experientes e versáteis que atuam em mais uma posição. Além disso, a base também passará por análise para avançar dentro da competição.

No próximo sábado, no Ginásio Henrique Villaboim, às 18h o Pinheiros estreia pelo NBB diante do Bauru.

Elenco: Kenny Dawkins, Felipe Ruivo, Corderro Bennett, Danilo Sena, Betinho, Isaac Gonçalves, Chris Ware, Lucas Cauê, Renato Carbonari, Mamedes, Marcus Toledo.
Técnico: César Máximo Guidetti
Temporada passada: oitavas de final
Onde pode chegar: corre por fora

SÃO JOSÉ BASQUETE

São José - basquete

São José retorna à elite do basquete nacional (Foto: Divulgação)

Após três anos, o São José Basquete retornou à elite do basquete nacional ao conquistar o vice-campeonato da Liga Ouro, principal disputa para o acesso. Além disso, firmou uma nova parceria para seguir na trajetória da campanha.

Houve reforços para temporada. O destaque entre os nomes é o ala-armador Pedro, um dos destaques joseenses na conquista do título paulista em 2015. Schneider, campeão da Liga Ouro pelo Corinthians, também foi anunciado. O ala Márcio Dornelles, 42 anos, segue na equipe após a Liga Ouro.

A estreia no Novo Basquete Brasil (NBB) acontece na segunda-feira, dia 15, às 20h, em São Paulo, contra o Pinheiros. Depois, na quarta-feira, dia 17, virá o primeiro jogo em casa, às 20h, recebendo o Basquete Cearense.

Elenco: Fabián Sahdi, Hélio, Guirro, Pedro, Márcio Dorneles, Schneider, Que Johnson, Panunzio, Douglas Nunes, Vinícius Pastor, Rafael Mineiro, André Coimbra, Peçanha e Sérgio Conceição.
Técnico: Paulo Cezar Jaú
Temporada passada: retornou à elite
Onde pode chegar: limitado, mas pode surpreender

VASCO DA GAMA

Elenco de basquete do Vasco para 2018/2019

Vasco confirma participação no NBB (Foto:Rafael Ribeiro/Vasco)

Além de toda confusão nas eleições, o Vasco também vive uma crise financeira e teve momentos de incertezas para confirmar sua participação no NBB. Em últimas declarações do presidente do clube, Alexandre Campello, o Cruz-Maltino estaria esperando um empréstimo de R$ 31 milhões para cravar ida na competição.

Para Duda Machado, ex-Brasília e Flamengo, a insegurança vascaína atrapalha o começo de temporada da equipe. Porém, o atleta, assim como o técnico, tem esperança que o clube pode participar da competição.

- Todos sabem a situação atual, é a nossa realidade. Foge um pouco do que eu posso fazer. Tentamos continuar trabalhando, mas a rotina muda, já alguns jogadores preferem não treinar. Esperamos estar em quadra no dia 13, no Nilson Nelson - projetou o jogador ao Correio Braziliense.

Mesmo com a indecisão, o Vasco participou normalmente da festa de lançamento do Novo Basquete Brasil, em São Paulo, enviando o armador Duda para o evento. E não fez qualquer contato com a Liga Nacional de Basquete (LNB) informando sobre uma possível desistência

Principal reforço do clube para a temporada, o americano Desmond Holloway, ex-Pinheiros, não marcou presença. O jogador se afastou do elenco na semana passada e a não ser que ocorra uma reviravolta, não vai prosseguir.

Mesmo em crise, o técnico Alberto Bial vê o clube preparado para a competição. O comandante ressaltou a campanha no Campeonato Carioca. O Cruz-Maltino enfrenta o Universo/Brasília, no Distrito Federal, no dia 13 de outubro.

- O NBB 11 se mostra muito forte tecnicamente, equipes com grandes investimentos. Acompanhamos o Estadual de São Paulo de perto e vimos que as equipes estão jogando um ótimo basquetebol. O Carioca também foi bom. Flamengo e Botafogo jogaram em alto nível, o Vasco se preparou bem e esperamos uma ótima estreia - disse o treinador.

Elenco:
Lucão, Caio, Pilar, Gemerson, Armani, Gabriel, Vithinho, Duda, Lupa, Muldrow III, Rafael, Alexei, Honorato, Araujo e L. Felipe.
Técnico: Alberto Bial
Temporada passada: 14ª colocação (não foi aos playoffs)
Onde pode chegar: crise atrapalha evolução

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade