Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Morre Rubens Facchini, um dos criadores dos JASC

Comendador do esporte catarinense foi uma das vítimas no acidente ocorrido na BR-470 na manhã desta sexta-feira

Redação ND
Florianópolis
Rodrigo Santos/Arquivo ND
Rubens Fachinni na cerimônia do cinquentenário dos JASC em 2010

 

Morreu na manhã desta sexta-feira (11), Rubens José Facchini, 76 anos, um dos criadores dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Ele foi uma das três vítimas do grave acidente no quilômetro 40 da BR-470, em Gaspar. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, dois caminhões se chocaram e, sem seguida, pegaram fogo. O acidente aconteceu próximo ao restaurante Lá Terra e envolveu dois caminhões, uma van e um carro.

:: Três pessoas morrem em grave acidente na BR-470, em Gaspar

Facchini teve uma vida inteira dedicada ao esporte. Foi atleta de vôlei e de atletismo, parceiro de Artur Schlosser na criação dos JASC em 1960 e sempre um incentivador do esporte catarinense, o que lhe valeu o título de comendador. Nos últimos anos, ainda participativa dos JASC na organização de cerimônias como a do acendimento do fogo simbólico.

O sonho de Facchini e Schlosser que resultou nos JASC foi contado em detalhes pelo Notícias do Dia em 2010 por ocasião dos 50 anos dos jogos. Em 1957, quando ainda era permitido que cidades de outros Estados também competissem nos Jogos Abertos do interior de São Paulo, Schlosser enviou uma delegação de vôlei feminino, basquete masculino e xadrez para a disputa. Junto com ela foi Facchini, certo da missão que tinha, mas sem qualquer previsão de que aquela viagem mudaria a história do esporte em Santa Catarina.

:: Leia no Blog do Rodrigo Santos: Vai com Deus, "Seu" Rubens

De forma tímida, ele foi até a Comissão Organizadora em São Carlos, município sede daquele ano. Encontrou no local Baby Barione, ex-atleta que fundou os jogos paulistas. Com receio de que Baby se incomodasse por achar que queriam uma cópia de sua criação, Rubens foi com calma nas palavras. “Queremos saber como funcionam os jogos”, disse Facchini ao ND. Muito solícito, Baby explicou e Rubens se sentiu à vontade para revelar a real pretensão. Baby então mostrou o regulamento e mostrou o caminho das pedras para a criação de uma grande competição esportiva.

De volta a Brusque e com o relatório em mãos, Rubens entregou para Schlosser os detalhes da disputa. Baseado no documento, em 1958 foi criada a primeira comissão organizadora dos JASC. Integrante da comissão, Facchini recebeu a ordem de viajar por Santa Catarina contatando prefeituras e apresentando a novidade. “Ganhei de seu Arthur um fusca, um envelope com dinheiro e fui”, lembra.Todas as cidades que visitou o receberam bem e o trabalho deu certo. Em 1960, na primeira competição, foram 13 municípios e 444 atletas para a competição. “Isso foi extraordinário. Nunca havia se reunido tantos esportistas em Santa Catarina”, vibrou Rubens na conversa com o jornal.

:: Leia a reportagem completa: JASC tem mais de cinco décadas de história

A Fesporte publicou nota em seu site lamentando a morte de Facchini. "A Fesporte presta solidariedade à família e lamenta profundamente a perda de um dos ícones do nosso esporte."

 

Confira a reportagem do Jornal do Meio Dia:


Danubia de Souza/ND Vale
Acidente foi provocado pela colisão entre dois caminhões
Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade