Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Judoca catarinense com síndrome de Down representa o Brasil em torneio na Holanda

Tiago Borba pratica o esporte desde os 13 anos e é um dos poucos atletas de alto rendimento com síndrome de Down de Santa Catarina

Redação ND
Florianópolis
01/03/2018 às 16H42

Faixa marrom de judô, Tiago Borba, 30 anos, foi convocado para representar o Brasil no World Judô Games, um dos torneios inclusivos mais tradicionais do esporte no mundo, que acontece em abril na Holanda. Ele pratica judô desde os 13 anos e é um dos poucos atletas de alto rendimento com síndrome de Down de Santa Catarina.

“Quero participar do campeonato na Holanda. Ser o novo campeão. Quero representar o Brasil”, diz Tiago, que irá competir na categoria leve, de 66 kg até 73 kg. O mundial será nos dias 14 e 15 de abril, na cidade de Beverwijk, e tem 20 países confirmados com suas delegações.

Tiago na XV Copa de Judô do Instituto Estadual de Educação, em 2015 - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
Tiago na XV Copa de Judô do Instituto Estadual de Educação, em 2015 - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND


Para poder arcar com os custos da viagem, como passagem, inscrição e alimentação, amigos e familiares de Tiago buscaram colaborações por meio de um site para arrecadar recursos. “A meta era conseguir R$ 10 mil, mas conseguimos um pouco mais de R$ 4 mil. Ele vai apenas com o sensei dele, já que ninguém da família tem o dinheiro necessário para acompanhar eles na viagem”, explica a irmã do judoca, Ana Rafaela Borba.

Segundo Ana, o irmão já participou de diversos campeonatos, mas está bem ansioso para sua primeira competição fora do País. “Ele tá bem nervoso, todos nós, na verdade. A gente fica com o coração na mão, mas é o que ele quer. Ele tem que ir”, disse ela. Apesar de a viagem já estar próxima, Ana ressalta que toda a ajuda é bem vinda para realizar este sonho de Tiago.

Saiba mais sobre a história no vídeo:

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade