Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Indefinições para o Catarinense 2019 ameaçam prazo estipulado pelo Estatuto do Torcedor

Campeonato precisa estar definido até 45 dias do seu início; tentativa da Federação Catarinense de Futebol é de criar uma fase semifinal na competição, mas depende da CBF

Diogo de Souza
Florianópolis
15/11/2018 às 20H47

“A paixão dos brasileiros por esportes, especialmente pelo futebol, manifesta-se na forma de grandiosos espetáculos nas arquibancadas de estádios e ginásios [...]. Os torcedores são, em verdade, os maiores avalistas e, ao mesmo tempo, beneficiários do patrimônio cultural integrado pela organização desportivo brasileira”.

Trata-se do trecho de apresentação do Estatuto de Defesa do Torcedor, sancionado em maio de 2003, de modo a assegurar os direitos de uma paixão imensurável, pulverizada nos quatro cantos (também) do País. Daqui a 60 dias, dois jogos abrem a primeira rodada do Campeonato Catarinense da Série A 2019, porém, ainda não temos sua fórmula de disputa definida.

Embora a reunião do conselho técnico tenha sido realizada no dia 31 de outubro, a FCF (Federação Catarinense de Futebol) formalizou o regulamento e a tabela de jogos nesta quarta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República. Tubarão x Hercílio Luz, Brusque x Joinville jogam dia 16 de janeiro de 2019, uma quarta-feira, data do pontapé inicial em terras catarinenses. Chapecoense x Marcílio Dias, Criciúma x Figueirense e Avaí x Metropolitano fecham a primeira rodada do certame no dia seguinte.

Paralelo a essa estruturação, algumas condições foram deixadas em aberto pela organização catarinense.

A primeira, diz respeito ao número de datas: a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) determina o desenrolar de um campeonato estadual em 18 datas, de 20/01 a 21/04. A FCF solicitou – e foi atendida – em antecipar o início do campeonato local com a intenção de ter a disputa com 19 datas. Serão dez times em confrontos turno e returno, sendo os dois últimos rebaixados e os dois primeiros finalistas.

Na segunda medida, na intenção de arredar o período do Estadual em mais uma data, a FCF aguarda a definição da Copa do Brasil 2019, para solicitar um vigésimo dia na competição catarinense e, assim, realizar mais uma fase, com semifinais em jgoo único – ao invés de apenas uma finalíssima, como na última edição arrematada pelo Figueirense.

A terceira e mais improvável, diz respeito ao desejo da SCClubes (Associação de Clubes de Futebol Profissional) e da federação de ter, em dois anos, 12 clubes na elite de Santa Catarina. Para isso, na edição de 2019 seria adequada, ao final da classificação, a queda de uma equipe e o acesso de outros três na Segundona, resultando assim no número pretendido já em 2020.

Confirmação deve sair apenas em dezembro

O texto que dispõe sobre o Estatuto do Torcedor estipula o prazo de 60 dias para que o torcedor tenha acesso às tabelas da competição. Esse prazo, com o início do Catarinense no dia 16, conta para hoje.
O inciso 4º, do artigo 9º, entretanto, lembra que o regulamento definitivo da competição pode ser divulgado até 45 dias antes do seu início, ou seja, dia 2 de dezembro, mas a FCF tem outra data como aguardada.
Em contato com o assessor jurídico da FCF, Rodrigo Capella, a entidade espera pela primeira semana de dezembro, quando a CBF vai divulgar a tabela da Copa do Brasil e, aí sim, fazer a solicitação da 20ª data.
“O texto contempla todas as hipóteses e, devido a isso, não interfere nessa alteração que queremos imprimir. A primeira hipótese – na antecipação da rodada de abertura – já conseguimos junto à CBF. Sobre mais uma fase semifinal, saberemos até o dia 7 de dezembro, dia do prazo máximo da CBF para o regulamento da Copa do Brasil”, explicou o representante da entidade local.
Das três alternativas a única que não deve ser alterada, de acordo com Capella, é a que diz respeito à alteração do número de rebaixados que, em 2019, permanecerá de dois times.

Final do Catarinense 2018, entre Chapecoense x Figueirense - Luiz Henrique/Figueirense FC/divulgação
Final do Catarinense 2018, entre Chapecoense x Figueirense - Luiz Henrique/Figueirense FC/divulgação



Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade