Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Guga se diverte ao lado de 600 fãs mirins durante evento da semana Guga Kuerten

Evento faz parte da programação da Semana Guga Kuerten, que ocorre de 8 a 18 deste mês, no Jurerê Sports Center

Matheus Joffre
Florianópolis

A manhã de sexta-feira foi especial para cerca de 600 crianças do IGK (Instituto Guga Kuerten), no Encontrão realizado na Astel (Associação Esportiva e Social de Florianópolis), no Itacorubi. O evento, que faz parte da programação da 7ª edição da Semana Guga Kuerten, que ocorre de 8 a 18 deste mês, no Jurerê Sports Center, teve brincadeiras lúdicas, guloseimas infantis, como pipoca, algodão doce e mini-pizzas, além, é claro, da presença do ídolo Gustavo Kuerten. 

Marco Santiago/ND
Crianças dos seis núcleos do IGK da Grande Florianópolis participaram do encontro

 

Assim que Guga chegou na Astel, foi cercado por uma multidão de fãs mirins. A maioria, meninos e meninas de sete a 15 anos, não tem lembranças do tricampeão de Roland Garros em quadra. Mas isso pouco importa para eles. Comentando o novo visual do ex-tenista – de cabelo mais curto e com os primeiros fios brancos já à mostra – ou travando diálogos surreais sobre golfinhos, só possíveis na imaginação fértil de uma criança, todos se sentem à vontade ao lado do ex-número um do mundo.

Entre uma brincadeira e outra, o ídolo bateu bola com algumas crianças nas quadras de mini-tênis montadas dentro do ginásio, com dimensões menores, redes mais baixas e bolas mais lentas. A pequena Shayane Cordeiro, de nove anos, foi uma das felizardas.

“Nunca tinha trocado bola com o Guga. Ele é muito legal e me deixou rebater algumas vezes. Todos os dias no Instituto são legais, mas hoje é um dia especial”, contou a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Marco Santiago/ND
Shayane Cordeiro bateu bola com o ídolo na quadra de mini-tênis no ginásio da Astel 

 

A recíproca é mais do que verdadeira. Com uma vida agitada e dedicada a projetos sociais, desde que deixou o Circuito em 2008, Gustavo Kuerten aproveita momentos como esses para dar uma oxigenada no Instituto.

“É um símbolo importante de revitalização do IGK. Mais um ano com um grande atendimento, um número importante de crianças envolvidas. O dia a dia é cada um no seu espaço, e todo mundo trabalhando. Hoje, elas estão brincando aqui de forma mais espontânea, se divertindo. O Prêmio IGK, que acontece sempre em agosto, e o Encontrão, são âncoras de apoio que a gente tem para oxigenar o Instituto e perceber até que ponto nós chegamos”, avaliou Guga.

 

Projeto começou em 2000, quando Guga era o número 1 do mundo

Criado em 2000, quando o ex-tenista estava no auge e chegou a liderar o ranking mundial da ATP por 43 semanas, e voltado exclusivamente a alunos da rede pública de ensino, o Instituto Guga Kuerten já atendeu milhares de crianças nestes 15 anos de atividades. Hoje, são sete núcleos espalhados pela Grande Florianópolis (Itacorubi, Saco Grande, Canasvieiras, São José, Palhoça e Biguaçu), além de um centro em Campos Novos, na região Serrana.

“Às vezes, é assustador olhar para trás e entender tudo o que o Instituto já foi responsável, milhares de vidas de crianças. Algumas estão conosco hoje no grupo Guga Kuerten, trabalhando, outras estão envolvidas no projeto das escolinhas. Centenas de estagiários. Isso é fantástico”, ressaltou Guga. 

Marco Santiago/ND
Shayane Cordeiro é uma das 700 crianças atendidas hoje pelo IGK, criado em 2000

 

O que: Semana Guga Kuerten

Quando: de 8 a 18 de outubro

Onde: Jurerê Sports Center

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade