Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Esportes na areia da praia são ideais à forma física, integração e diversão no verão

Em Florianópolis, há praias com espaços apropriados e outras não. Frescobol, futebol, vôlei, futevôlei, corrida e beach tennis são algumas das modalidades mais praticadas

Michael Gonçalves
Florianópolis
30/12/2016 às 22H38

Mais do que ficar torrando ao sol em uma cadeira, os brasileiros gostam mesmo é de praticar esportes nas praias durante o verão. Seja para manter a forma física, como integração ou apenas uma brincadeira, o exercício físico na areia deve ter uma atenção para o lazer não virar uma lesão crônica. Em Florianópolis, existem praias com espaços apropriados e outras não. Indispensável é a utilização de protetor solar e de água mineral. Frescobol, futebol, vôlei, futevôlei, corrida, sandboard e beach tennis são algumas das modalidades mais disputadas.

A família do advogado uruguaio Eduardo Piaggio, 52, visita a Ilha de Santa Catarina desde 1997 e busca no esporte uma maneira de interagir com moradores e visitantes. Visitando a Praia da Barra da Lagoa, que possui duas quadras de vôlei e uma de futebol permanente, Eduardo aproveitou para jogar uma partida de voleibol na companhia da filha Martina, 11. Na oportunidade, eles conheceram um grupo de turistas de Campinas (SP).

Família de uruguaios (d) faz integração com jovens de Campinas (SP) em uma partida de vôlei - Marco Santiago/ND
Família de uruguaios (d) faz integração com jovens de Campinas (SP) em uma partida de vôlei - Marco Santiago/ND


“Estamos em um grupo de 15 amigos e não temos a paciência de ficar deitado sob o sol. Gostamos é de praticar esportes e as quadras nesta praia são excelentes. Além de fazer bem à saúde, o exercício em grupo abre novos horizontes e oportunidades, como a de conhecer pessoas de outros países e culturas”, ressalta o estudante Pedro Motta Corrêa, 26.

Em Ponta das Canas, o atleta amador Marcos Vinícius de Oliveira, o Marquinhos, foi obrigado a recolher duas redes de uma quadra para a prática do futevôlei e do vôlei. O encurtamento da faixa de areia e a chegada dos ambulantes impossibilitaram o esporte. Mesmo assim, a praia tem uma quadra de futebol com traves fixas.

Para brincar com a filha Luana, sete anos, o comerciante argentino Rafael Esteche, 38, arrumou um frisbee. “É uma maneira de brincar e de retirar o estresse do ano inteiro de trabalho. É um esporte que a gente pratica com os pés na água e trabalha a coordenação motora”.

Lei proíbe jogos fora da área das quadras

Em 2013, a Câmara de Florianópolis aprovou a Lei 9.421, que dispõe sobre o funcionamento do comércio praticado na orla marítima. A legislação foi além e proibiu “a realização de jogos esportivos fora da área das quadras de esporte e lazer, exceto aqueles autorizados previamente pela municipalidade”.

“O objetivo é preservar o direito do cidadão de aproveitar a praia sem a interferência de esportes, mas após as 18h existe uma tolerância pela redução do movimento”, afirma o comandante da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), Alex Silveira.

As penalidades previstas em lei vão desde uma advertência por escrito até a apreensão dos equipamentos.

Atenção a lesões com a areia dura e inclinada

O fisioterapeuta Kaine Guedes Escobar chama a atenção para quem pratica esportes na parte da praia com a areia mais dura e inclinada. A roupa adequada também faz diferença em ter ou não uma lesão. “Uma simples corrida em local inadequado cria um desequilíbrio que pode resultar em fraturas nos tornozelos e nos joelhos. A utilização do short certo também é fundamental, porque uma bermuda muito longa encurta a passada e pode provar lesão na planta do pé. O correto é utilizar um calção e praticar o esporte na areia fofa”, informa.

Kaine esclarece que a hidratação deve ser constante, assim como o uso do protetor solar. A ingestão de bebidas alcoólicas antes da prática de esportes não é aconselhada. “O brasileiro tem o costume de tomar uma cerveja e praticar esporte, mas essa combinação termina em lesões. O aquecimento dos músculos é muito importante”, sentencia.

Bola vira item indispensável na mala de viagem

Na Cachoeira do Bom Jesus, os irmãos de Caixas do Sul (RS) Guilherme e Augusto Giacomoni, respectivamente, com 25 e 22 anos, andaram por quase um quilômetro atrás de um espaço para jogar vôlei. A bola virou item indispensável na mala de viagem.

“Praia é sinônimo de esportes para a gente. Quando não estamos dentro da água, nossa diversão é bater uma bola na praia. Quando tem um espaço apropriado é melhor, mas também procuramos improvisar dependendo da situação”, afirma Guilherme.

O casal Daniel e Lilian Amara, de Itápolis (SP), aproveitou para jogar um frescobol na Praia Mole. “É uma brincadeira gostosa, que ajuda a deixar o corpo e a mente saudáveis. É o momento de relaxar depois de um ano tão agitado”, destaca o empresário Daniel.  

Irmãos Augusto e Guilherme andaram quase um quilômetro até a quadra - Marco Santiago/ND
Irmãos Augusto e Guilherme andaram quase um quilômetro até a quadra - Marco Santiago/ND


Sandboard tem um público fiel

Surfar pelas dunas das praias catarinenses também é um programa disputado entre os banhistas. Pelo preço de R$ 20 a hora, o interessado pode alugar o sandboard na Praia da Joaquina. Os amigos de Brusque aproveitaram para descer a duna mais íngreme.

“Quando estamos acompanhados das garotas até fazemos o sacrifício de ficar tomando um banho de sol, mas gostamos mesmo é de praticar esportes. Como não temos o sandboard em Brusque, aproveitamos para tirar o atraso e realizar algumas manobras e tombos”, brincou o designer gráfico Nicolas Gevaerd, 23.

Amigos de Brusque gostam é de descer as dunas da Joaquina - Marco Santiago/ND
Amigos de Brusque gostam é de descer as dunas da Joaquina - Marco Santiago/ND


Legislação

Lei nº 9421 de 18/12/2013

Art. 7º Ficam proibidas, no trecho que compreende a faixa de areia, jardins, ciclovias, passeios públicos, baias e mureta da orla marítima, as seguintes atividades:

VI - a realização de jogos esportivos fora da área das quadras de esporte e lazer, exceto aqueles autorizados previamente pela municipalidade.

Fonte: Câmara de Vereadores de Florianópolis

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade