Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Desafio de Duplas em Florianópolis revive disputa entre lendas do surfe catarinense

Evento inédito ocorre de sexta-feira a domingo, na Praia Brava

Matheus Joffre
Florianópolis
As principais lendas do surfe catarinense vão reviver duelos épicos no Desafio de Duplas, que ocorre de sexta-feira a domingo, no canto esquerdo da Praia Brava, em Florianópolis. O evento contará com uma bateria especial que reunirá quatro surfistas que fizeram parte da história do esporte em Santa Catarina: Roberto Lima, Bita Pereira, Bilo Wetter e David Husadel.
Máurio Borges Eventos/Divulgação/ND
Roberto (à esq.) e Bita marcaram época no surfe catarinense nas décadas de 70 e 80

Ídolos de toda uma geração, os quatro surfistas estiveram nos pódios dos principais eventos nas décadas de 1980 e 1990 e nunca disputaram uma bateria juntos. Roberto e Bita representarão a Capital, enquanto Bilo e David irão defender a bandeira de Balneário Camboriú.

"Era uma rivalidade construtiva, para a evolução do surfe. Balneário Camboriú sempre foi um grande celeiro de talentos e, na verdade, eles vieram nos suceder", afirmou Lima, 53 anos, em referência a Bilo e David.

Único tricampeão catarinense profissional, David Husadel, 52, revelou que se espalhava na dupla adversária.

"Eles são pessoas de super destaque no surfe catarinense e, naquela época, nós queríamos ser o Bita e o Lima. Cada um teve sua fase: em 78, o Bita ganhava todas. Em 80, foi a vez do Lima, depois viemos eu e o Bilo", contou.

Máurio Borges Eventos/Divulgação/ND
Bilo (à esq.) e David sucederam a dupla de Floripa e dominaram o cenário nos anos 90

 

A participação no evento é mais uma oportunidade para os "legends" encontrarem os amigos no local onde mais gostam: a praia.

"Tem muita gente que nunca competiu, mas fabricou prancha, patrocinou evento, e isso que é diferente. A expectativa por resultado é o que menos existe, o que vale é a celebração", ressaltou Husadel, que mora em Florianópolis, mas ainda tem família em Balneário Camboriú.

"O surfe continua sempre muito bem inserido nas nossas vidas e volta e meia a gente se encontra", completou Lima.

ROCK SURF & BROTOS

Além da bateria especial, o Desafio de Duplas também conta com a presença dos participantes do Rock Brotos & Surf, festival realizado em 1976 e que ajudou no desenvolvimento do esporte. Pioneiros do surfe competição como Ciso, Pedroca, Cachito e Marreco estarão dentro do evento que também promete ser um grande encontro de gerações com disputas nas categorias Irmãos, Pais e Filhos, Shaper & Rider e My Friends.

Surfistas pioneiros como Fernando Moniz (Marreco); Flávio Boabaid, Gugui, Neno Heleodoro, Paulo Sefton, Pedroca e Neko Rodrigues já confirmaram presença. Quem também marca presença é Teco Padaratz, em dupla com Moriel Costa (Dazaranha). Fabio Gouveia em dupla com Armandinho e o músico californiano Colby Lee na parceria Marco Polo são alguns dos confrontos programados.

O Desafio de Duplas também vai homenagear jornalistas que contribuíram com o crescimento e o fortalecimento do surfe em Santa Catarina: Saul Oliveira Filho (editor da revista Surf Sul, primeira publicação catarinense especializada), Jackie Rosa (programa Top Jovem na TV Cultura) e Ricardinho Machado (um dos idealizadores do celebrado Rock Surf & Brotos).

O encerramento do Desafio de Dupla será no domingo com muita música, em uma jam session no Le Bar Baron, com a participação de Teco e Júlia Padaratz, Cléo Borges (Banda Iriê), Colby Lee, Guilherme Heleodoro, Luc Costa e Morning Sun, Zabeba e Nego Joe.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade