Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Decisão em versão 2.0

Final entre Figueirense e Avaí será primeira entre os dois times com presença forte das torcidas nas redes sociais

Alexandre Gonçalves
Florianópolis

Há 13 anos, quando Figueirense e Avaí decidiram pela última vez o Campeonato Catarinense, torcedor era apenas torcedor, não era blogueiro nem tão pouco “tuiteiro”, e o lugar dele era na arquibancada e não nas redes sociais. Hoje, o cenário é bem diferente. Prova disso é que antes mesmo da bola rolar na partida deste domingo, torcedores alvinegros e avaianos já travam uma disputa nas redes sociais para ver quem “grita” mais alto, trocando os cantos usados nos estádios por hashtags bem-humoradas a favor do time ou para “inticar” o rival.

“Com as inúmeras fontes de informação existentes e locais de discussão como sites e redes sociais, os torcedores zelam mais pelo clube”, diz o blogueiro alvinegro Diego Simão Rzatki (@TainhaAlvinegra). “As trocas de informações são mais constantes e as opiniões tem maior abrangência e, diferente de 13 anos atrás, em 2012 as opiniões não se limitam apenas ao que acontece no campo, mas também nos bastidores do futebol”, diz o blogueiro avaiano Gerson Santos (@Avaixonados).

Sobre a “batalha” nas redes nos dias que antecedem ao clássico decisivo, Santos acredita que isso acaba isolando os “agitadores”. “Os torcedores podem trocar opiniões, ideias e ações positivas em torno de seu clube, redirecionando os ânimos que normalmente estão mais exaltados em momentos decisivos”, diz. Outro ponto destacado por Santos é que fica mais fácil o monitoramento de excessos que venham a ser cometidos no Twitter, Facebook ou Orkut como o “agendamento” de confrontos entre organizadas.

Para Diego Simão Rzatki, as redes sociais são ambientes de diálogo e isso ajuda a “quebrar o gelo” e aproximar avaianos e alvinegros. “Neste sábado, por exemplo, teremos um encontro de ´tuiteiros’ dos dois times”, diz. “Todo mundo se conheceu via redes sociais e quando existe essa interação, as diferenças ficam somente na cor da camisa usada, do time que torce”.

Um 99 diferente

Se na final de 1999, cercada de polêmicas, existem ferramentas como blogs e Twitter, Gerson Santos acredita que teríamos registros amplificados do clássico, além dos que foram feitos pelos jornais, rádios e TV. “Em relação aos acontecimentos daquela partida, nada poderia ser alterado, mas por certo o assunto seria mais debatido e o torcedor teria purgado boa parte de suas mágoas”. Na opinião do @Avaixonados, ideias viriam à tona, soluções seriam apresentadas e as cobranças sobre as instituições responsáveis pela administração e segurança do futebol catarinense teriam tomado medidas mais severas para que os mesmo problemas (uso de força policial no final da partida contra torcedores do Avaí) não voltassem a se repetir.

@TainhaAlvinegra, por sua vez, acredita que o “barulho” feito pelos torcedores seria maior e projeta que “doladodelá”, como ele se refere aos torcedores do Avaí, haveria vídeos editados mostrando o lance (o gol anulado do Avaí na prorrogação), textos inflamados em blogs e no Twitter, inventariam uma #hashtag que provavelmente acabaria entre os assuntos mais falados do mundo. “A torcida alvinegra responderia fazendo muita piada com a choradeira e a gozação seria bem maior”.

Máquina do tempo

A pedido do Notícias do Dia, @TainhaAlvinegra e @Avaixonados voltaram no tempo e escreveram o primeiro post que publicariam no Twitter assim que a final de 1999 terminasse. Diego relembrou o Bug do Milênio, enquanto Gérson fez um exercício de futurologia.

@TainhaAlvinegra Alô pijamentos, chorem na cama que é quentinho, pois pelo visto, esse chororô vai durar até o fim do mundo! #FigueiraCampeão99 #Chorapijamada

@Avaixonados ♫ Sou avaiano de coração ♫ Eu sou do time MAIS VEZES campeão ♫ Avaí CAMPEÃO Catarinense de 2012. Eu si divirto.

 

Cobertura em tempo real do ND Online

Neste domingo, o clássico decisivo entre Figueirense e Avaí contará com o acompanhamento em tempo real do ND Online. A partir das 15h45min, os torcedores poderão conferir o minuto a minuto da partida que vale o título do Catarinense 2012 e também interagir com a equipe do ND publicando comentários na ferramenta utilizada para a cobertura ou postando no Twitter com a #hashtag #NDnoClassico. Saiba mais.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade