Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Centro Regional de Treinamento de Ginástica Rítmica é inaugurado no Instituto

Projeto faz parte da Rede Nacional de Treinamento do Ministério do Esporte, desenvolvido em parceria com o COB e já rendeu frutos para a equipe catarinense

Matheus Joffre
Florianópolis

O sonho olímpico ficou mais próximo das meninas da ginástica rítmica da Adiee/Udesc. O novo Centro Regional de Treinamento da equipe de Florianópolis, que teve uma representante no pentacampeonato conquistado no Pan-Americano de Toronto, será inaugurado nesta sexta-feira, às 10h30, no Instituto Estadual de Educação. A inauguração terá a presença do Ministro do Esporte, George Hilton dos Santos.

Bruno Ropelato/ND
Equipe de GR de Floripa treina no ginásio Rozendo Lima, onde a nova estrutura foi montada

A longa tradição da equipe na modalidade, que desde 1991 é encabeçada pela técnica Maria Helena Kraeski em parceria com a Fundação Municipal de Esportes, fez a capital catarinense ser escolhida como um dos cinco Centros Regionais de Treinamento em Ginástica Rítmica do país. O projeto faz parte da Rede Nacional de Treinamento do Ministério do Esporte, desenvolvido em parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). “É o reconhecimento de um trabalho que já dura 15 anos. Começamos quase do nada e, hoje, somos referência na ginástica rítmica”, afirmou Maria Helena.

A Adiee/Udesc já começou a colher os frutos da nova estrutura, que já está à disposição das atletas e conta com dois tablados de 13m x 13m, dois tapetes com piso especial para absorver os impactos e dois aparelhos de força e salto. A equipe juvenil foi campeã de conjuntos nos Joguinhos, no mês passado. “Antes, nosso espaço de treino era metade do que é hoje e tínhamos que dividi-lo com outras categorias. Agora temos mais tempo e os treinamentos rendem bem mais”, ressaltou Alice Kraeski, uma das duas atletas cedidas para o selecionado estadual que disputará os Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza, entre 3 e 7 de setembro.

Medalhista de ouro no Pan comemora nova estrutura

O principal nome da Adiee/Udesc é a ex-ginasta Luísa Matsuo. A manezinha, que tem no currículo seis medalhas de ouro em Pan-Americanos, hoje está do outro lado do tablado e faz parte da comissão técnica da equipe.

A conquista da nova estrutura foi bastante comemorada por Luísa, que acredita que as atletas mais jovens terão ainda melhores condições de treinar em alto nível e de chegar à seleção. “Este centro é uma grande conquista. Fico bastante feliz com isso. Não foi uma coisa de um dia para o outro. Foi conquistado aos poucos, tanto por mim quanto pelas outras atletas. E ficará como legado para as meninas mais novas terem uma qualidade de treino melhor e atingirem os objetivos delas”, comemorou.

Depois de três anos na seleção, Pâmela de Oliveira deixou Toledo, no Paraná, para treinar em Florianópolis. “Com certeza, é um centro de ponta”, ressaltou. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade