Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Centro de ginástica rítmica do IEE recebe finlandesa em preparação para evento-teste da Rio 2016

Joulei Tilkanen disse que estrutura em Florianópolis não perde em nada para os centros de treinamento da Finlândia

Matheus Joffre
Florianópolis

O centro de alto rendimento em ginástica rítmica do IEE (Instituto Estadual de Educação), em Florianópolis, já começou a receber atletas de ponta em fase de preparação para a Olimpíada de 2016. Na tarde desta quinta-feira (14), a finlandesa Joulei Tilkanen parou o treino das meninas da Adiee/Udesc com suas coreografias para o evento-teste que será realizado na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro, e que vale vaga para os Jogos Olímpicos.

Eduardo Valente/ND
Joulei Tilkanen treina desde ontem no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis

 

Com técnica apurada, leveza e graça na execução dos movimentos, a ginasta de 20 anos mostrou porque é uma das favoritas para se classificar para sua primeira Olimpíada. Joulei é tricampeã nacional na Finlândia, atual campeã nórdica e ficou na 17ª colocação no Mundial da modalidade em 2014. Acompanhada de sua técnica, Titta Heileleila, ela fica treinando em Floripa até a próxima terça e depois segue para a capital carioca.

Acostumada a um tratamento “mais frio” na Europa, Joulei elogiou bastante a recepção brasileira e, principalmente, a estrutura de treino do IEE. “Estou muito feliz. Gostaria de agradecer a todos que nos receberam super bem e tem nos ajudado muito aqui. É ótimo poder treinar em um local como esse, com piso oficial e toda essa estrutura à disposição. Aqui não perde em nada para os centros de treinamento lá da Finlândia”, comparou a ginasta.

Eduardo Valente/ND
Técnica Titta Heileleila elogiou as instalações e torce para que usa pupila esteja nos Jogos do Rio

 

Para a técnica Titta, o principal desafio de sua pupila tem sido se adaptar ao ambiente mais úmido, que altera a velocidade dos aparelhos. “As condições climáticas aqui são diferentes, o ar é mais úmido e isso muda um pouco a velocidade dos aparelhos. Mas, exatamente, por isso viemos para cá antes, para se preparar para o evento-teste do Rio de Janeiro. Ela tem tudo para ir bem e conquistar a vaga, estamos muito confiantes”, ressaltou a treinadora. 

 

Seleção da Bulgária fará aclimatação para a Olimpíada no IEE 

Mas a dupla finlandesa não será a única a se preparar para a Olimpíada no IEE. Em agosto, a seleção de ginástica rítmica da Bulgária também desembarca na Ilha para fazer a aclimatação para os Jogos.

No ano passado, a técnica da seleção búlgara de conjunto, Ina Ananiéva, esteve em Florianópolis para dar uma clínica no IEE e já começou a articular a vinda da equipe para a Capital. A presença da búlgara Giurga Takova, ex-dirigente da Federação de Ginástica Rítmica do país do Balcãs, na comissão técnica da Adiee/Udesc também contribuiu para a escolha.

Para a técnica Maria Helena Kraeski, que encabeça o projeto de extensão da Udesc, a vinda da finlandesa Joulei e da seleção da Bulgária refletem a seriedade do trabalho desenvolvido pelo IEE. “É um reconhecimento. Para nós, é uma honra ter uma atleta que vai participar de um evento tão importante, que vale vaga para a Olimpíada, treinando no nosso centro de treinamento. Também é um incentivo muito grande para nossas meninas, que podem ver uma atleta de alto nível de perto”, afirmou. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade